Return to search

Análise estatística do algoritmo LMS aplicado ao cancelamento de retroalimentação acústica em aparelhos auditivos

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Florianópolis, 2009 / Made available in DSpace on 2013-12-05T21:56:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1
272198.pdf: 2747280 bytes, checksum: 8b16c8c1f58fba3e278ddea9c1fdd584 (MD5) / A tendência atual no projeto de aparelhos auditivos é a de reduzir o efeito de oclusão causado por moldes herméticos. Se, por um lado, a ventilação do aparelho alivia o desconforto causado pela oclusão, por outro lado permite o acoplamento acústico entre o alto-falante e o microfone do aparelho.
Este acoplamento gera um processo de retroalimentação acústica que pode levar à instabilidade do sistema, gerando outro tipo de desconforto. A ocorrência de retroalimentação acústica é atualmente uma das queixas mais comuns entre os usuários de aparelhos auditivos.
Várias soluções já foram propostas na literatura para a redução deste problema. Resultados de sistemas de cancelamento da retroalimentação acústica baseados no método do erro predição de identificação de laço fechado indicam que seu desempenho é melhor do que maioria das soluções alternativas. A maioria das análises propostas, entretanto, são limitadas a resultados em regime permanente. Esta tese de doutorado tem o propósito de contribuir para a modelagem do comportamento estatístico de algoritmos adaptativos quando aplicados ao cancelamento da retroalimentação acústica em aparelhos auditivos. Assim, esta tese apresenta uma análise transiente e em regime permanente de um sistema proposto recentemente. A estrutura é analisada para uma adaptação lenta e sinais de entradas autoregressivas. Modelos analíticos são derivados para momentos de primeira e segunda ordem. Isto inclui um modelo para o comportamento transiente da polarização da solução adaptativa. Simulações de Monte Carlo são presentadas para verificar a acurácia dos modelos derivados.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106690
Date05 December 2013
CreatorsMaluenda, Yasmín Romina Montenegro
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Bermudez, Jose Carlos Moreira
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatxiv, 152 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds