Return to search

Borboletas na rede: uma netnografia sobre práticas de bulimia e anorexia entre jovens mulheres no ciberespaço

Made available in DSpace on 2018-08-02T00:15:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9757_DISSERTAÇÃO VERSAO FINAL CRISTINA OLIVEIRA DOS SANTOS.pdf: 2587620 bytes, checksum: 826573c65de46133445fe1e7bf1ca70d (MD5)
Previous issue date: 2016-03-30 / Esta pesquisa consiste em investigar a comunidade virtual do grupo Borboletas no WhatsApp que promove interação entre pessoas do sexo feminino com idades entre 10 e 35 anos que são pró-transtornos alimentares, as chamadas pró-anas e pró-mias brasileiras, adeptas da prática da anorexia e bulimia, respectivamente. O recorte desse grupo se justifica por elas serem mais ativas dentro das comunidades virtuais, interagindo com maior frequência e construindo vínculos sociais. Utilizarei a etnografia virtual ou netnografia para descobrir as visões de mundo, construções de identidades e relações de sociabilidade que estão sendo criadas pelas participantes, além da análise de redes sociais virtuais. Como resultado dessa dissertação foi possível concluir que as pró-anas e pró-mias têm conhecimento dos efeitos negativos desses transtornos em seus corpos e em suas vidas, mas acreditam que todo o sacrifício para conseguirem alcançar seus desejos de ter um corpo magro são válidos porque as afastam da lipofobia, uma forma de demonização da gordura. Além disso, o apoio constante das participantes nas comunidades virtuais mostrou ser algo tão forte a ponto de criar vínculos entre pessoas que outrora eram desconhecidas e que agora assumiram tal importância na vida das pró-anas e pró-mias que suas vidas giram em torno do transtorno alimentar e das amizades estabelecidas dentro do grupo Borboletas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/9909
Date30 March 2016
CreatorsSANTOS, C. O.
ContributorsBLANC, M. V., PAVESI, P. P., Pedro David Russi Duarte, CREADO, E. S. J., MARTINS, S. R. S. C.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds