Return to search

Eficiência Informacional do Mercado de Acções: O Caso Português

Ciências Empresariais / Master Programme in Management Sciences / A hipótese de eficiência dos mercados é um dos principais pilares da moderna teoria de finanças. À luz desta hipótese, o comportamento aleatório na variação dos preços decorre da chegada de nova informação ao mercado. Longe de ser consensual, a literatura revela resultados susceptíveis de serem interpretados como pondo em causa a hipótese de eficiência dos mercados.
Tendo por base o modelo de random walk dos preços, testou-se a hipótese de eficiência do mercado accionista Português. Para tal construiu-se uma amostra com as cotações semanais de acções transaccionadas na Euronext Lisbon e pertencentes aos segmentos `A - Large Caps e `B - Mid-Caps , durante o período compreendido entre Janeiro de 1997 e Março de 2007. Os resultados do estudo demonstram, numa parte significatica da amostra, que os preços seguem um padrão de random walk evidência que é interpretada como consistente com a hipótese de eficiência dos mercados e, na restante parte, a presença de indícios que sugerem alguma previsibilidade na variação dos preços evidência cuja confirmação implicará a rejeição da hipótese de eficiência dos mercados.
Conclui-se pela não rejeição da sua hipótese de eficiência informacional, apesar de parte da evidência empírica apresentada poder ser interpretada como sugerindo a presença de indícios de potencial previsibilidade dos preços no segmento accionista mercado de capitais Português.

Identiferoai:union.ndltd.org:up.pt/oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/7454
Date02 April 2008
CreatorsNascimento, Vítor José Pita do
PublisherFaculdade de Economia da Universidade do Porto, FEP
Source SetsUniversidade do Porto
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
TypeDissertação
Formatapplication/pdf, application/pdf, application/pdf
RightsopenAccess

Page generated in 0.0311 seconds