Return to search

Desenvolvimento da cultura de CRM e considerações estratégicas para sua implementação

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2012-10-21T05:24:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Este trabalho aborda essencialmente o CRM - Customer Relationship Management ou Gestão do Relacionamento com o Cliente -, uma filosofia organizacional que defende o alinhamento da companhia em direção aos seus clientes. Esta pode estar relacionada com toda a organização, como seus serviços, produtos, marketing, processos, controle de qualidade, inovação, infraestrutura, estratégia, colaboradores, competências, fornecedores, acionistas e tecnologia da informação.
A pesquisa teórica - mediante um modelo estratégico baseado na teoria multidisciplinar concernente, que considera várias camadas e ações corporativas globais - instiga a análise, investigação, sugestão e o prognóstico de implementações de CRM em diferentes tipos de empresas. A pesquisa empírica abordou montadoras de veículos e suas subsidiárias situadas no Brasil.
A empresa escolhida foi examinada e estudada, e seus dados selecionados foram obtidos por meio de diferentes fontes como: entrevistas abertas e questionários direcionados a colaboradores chaves; pesquisas nos web sites, em relatórios oficiais da empresa e em dados importantes requisitados; mediante visitas a unidades e concessionária da empresa, e comunicações por telefone ou meio digital.
No estudo de caso faz-se a comparação, análise e verificação da compatibilidade e aderência da teoria com o empirismo encontrado, indicando o melhor caminho para a implementação do CRM.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86279
Date January 2003
CreatorsCardoso, Mário Sérgio
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Bastos, Lia Caetano
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
FormatXVI,166 f.| tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds