Return to search

Efeitos do Programa Standard Triplo P nos comportamentos educativos parentais: papel moderador do ajustamento psicológico parental

O presente estudo visa contribuir para o conhecimento acerca da efetividade do Programa de Parentalidade Positiva Standard Triplo P, analisando os seus efeitos no comportamento parental e no ajustamento psicológico numa amostra de pais de crianças acompanhadas pelas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) do distrito do Porto. O estudo integra um projeto mais amplo (REUNIRmais). Utilizando um desenho quase-experimental, os participantes foram distribuídos por duas condições, o grupo de intervenção (n=12, Standard Triplo P) e o grupo de controlo (n=21, intervenção habitual), e avaliados antes da intervenção e após a intervenção.
Apesar de os efeitos da interação entre tempo e grupo de alocação não serem estatisticamente significativos, os participantes do grupo de intervenção reportaram uma diminuição nos comportamentos parentais de hostilidade e sobrerreatividade, enquanto os participantes do grupo controlo, pelo contrário, revelaram uma tendência para aumentar os comportamentos de hostilidade e manter os comportamentos de sobrerreatividade. Nos comportamentos parentais de permissividade, verificou-se uma diminuição ao longo do tempo para ambos os grupos.
Quanto ao ajustamento psicológico, verificou-se uma diminuição nos sintomas de depressão, ansiedade e stress ao longo do tempo. Esta diminuição foi mais evidente nos sintomas de depressão e ansiedade para o grupo de intervenção do que para o grupo de controlo. Verificou-se ainda que as mudanças nos comportamentos parentais dos participantes não diferiam em função do seu nível de ajustamento psicológico inicial.
Este estudo constitui uma primeira avaliação dos efeitos do Programa Standard Triplo P no comportamento parental e no ajustamento psicológico dos pais participantes. Espera-se que com a continuidade do projeto REUNIRmais, seja ultrapassada a principal limitação decorrente do pequeno número de participantes e os resultados sejam suscetíveis de generalização.

Identiferoai:union.ndltd.org:up.pt/oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/134903
Date26 November 2021
CreatorsRoselina Fernandes dos Santos
ContributorsFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Source SetsUniversidade do Porto
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
TypeDissertação
Formatapplication/pdf, application/pdf
RightsrestrictedAccess

Page generated in 0.0081 seconds