Return to search

A condição do brincar e do desenho na educação pré-escolar: questões e tensões

Realizada no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, domínio Infância, Criança e Sociedade, a presente dissertação visa contribuir para ampliar a reflexão em torno da condição do brincar e do desenho na Educação Pré-escolar.
No diálogo com as Ciências da Educação e com os estudos da Sociologia da Infãncia, é repensada a importância dessas duas manifestações das culturais infantis - o brincar e o desenho - e o direito de participação reconhecido às crianças.
Para maior clarificação da temática, foi definido como objetivo geral compreender os seus sentidos por relação às funções da EPE, ao tipo de criança que ali se procura educar e aos seus diferentes modos de participação e como objetivo específico: compreender os lugares do brincar e do desenho na EPE e refletir acerca dos sentidos que assume o discurso da qualidade; compreender quais as conceções/valores subjacentes e presentes na prática pedagógica da educadora, a partir do desenho e do brincar, e refletir acerca dos sentidos que imprime às funções da EPE; compreender quais as conceções/valores subjacentes e presentes nas ações sociais das crianças, a partir do desenho e do brincar, e refletir acerca dos sentidos que se reveste a sua participação bem como dos papeis que desempenham.
O estudo é de natureza qualitativa e foi realizado em uma truma de Jardim de Infância em um Agrupamento de Escolas no distrito do Porto. A observação foi realizada em um paríodo de quatro meses. Como técnica de recolha de dados foram utilizadas a observação participante, os desenhos das crianças, a pesquisa documental e entrevista semidiretiva.
Os resultados apontam para um caminho polarizado em relacão ao brincar - ora o mesmo aparece de forma livre, valorizando e respeitando a participação da criança, ora aparece como forma recurso à escolarização. Já em relação ao desenho, o mesmo aparece como um recurso pedagógico ou até mesmo recurso avaliativo descontituíndo desta maneira seu lugar enquanto manifestação das culturas infantis.

Identiferoai:union.ndltd.org:up.pt/oai:repositorio-aberto.up.pt:10216/135040
Date29 November 2021
CreatorsValéria Araújo Sousa
ContributorsFaculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
Source SetsUniversidade do Porto
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
TypeDissertação
Formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document
RightsopenAccess

Page generated in 0.1173 seconds