Return to search

Aplicação do modelo PSPsm (personal software process) em desenvolvedores de sofware: um estudo de caso

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina,Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T22:02:07Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Um dos maiores problemas encontrados no processo de desenvolvimento de software ainda é a determinação da acurácia (ou confiabilidade) da estimativa do tempo e do esforço necessário para a conclusão de um projeto, ou seja, o quanto o valor estimado está "próximo" do valor real. Esta determinação possibilita estabelecer o orçamento do projeto, alocar e sincronizar as atividades da equipe, respeitar o cronograma, controlar a qualidade, entre outras possibilidades.
Para se conseguir medir grandezas, como o tamanho e o tempo de construção de um software, é necessário seguir algum modelo de processo que forneça, entre outras atividades, pontos de controle para as coletas destas informações. O Modelo de processo PSP criado por Watts S. Humphrey permite estabelecer este controle individualmente entre os profissionais envolvidos em um projeto.
O objetivo principal deste trabalho é aplicar o modelo PSP em um grupo de desenvolvedores de software e descrever os procedimentos executados, bem como identificar os pontos positivos e negativos neste processo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85711
Date January 2003
CreatorsTavares, Pablo
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Ramos, Alexandre Moraes
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxiii, 185 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0019 seconds