Return to search

Uma proposta diferenciada de taxonomia para mecanismos de controle de concorrência de bancos de dados em ambientes sem fio

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. / Made available in DSpace on 2012-10-21T13:52:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1
224580.pdf: 1232467 bytes, checksum: bec5cdfaad5a2f9105ac6468494e8c68 (MD5) / O objetivo fundamental do controle de concorrência em banco de dados é assegurar que a execução concorrente de transações não resulte na perda da consistência do banco de dados, ou seja, é necessário assegurar o isolamento das transações. No que diz respeito aos bancos de dados móveis, os mecanismos de controle de concorrência aplicados em bancos de dados tradicionais, ou até mesmo distribuídos, não satisfazem as restrições impostas pelo ambiente de computação móvel, como mobilidade das unidades, as freqüentes desconexões de rede, a baixa largura de banda e a portabilidade.
Baseando-se na referida fundamentação, neste trabalho é feito um estudo bibliográfico dos principais modelos de transações móveis, evidenciando suas arquiteturas, modos de processamento, tipos de transações utilizadas, traçando um comparativo de como é feito o suporte das propriedades ACID (Atomicidade, Consistência, Isolamento e Durabilidade) em cada modelo estudado. Com estas informações é feita uma análise dos mecanismos de controle de concorrência utilizados em cada modelo.
De acordo com as necessidades dos modelos de transações investigados na literatura, a taxonomia proposta tem como diferencial a apresentação da abordagem híbrida, onde os modelos de transações móveis poderão obter um melhor desempenho utilizando o modo pessimista, quando a conectado ao banco de dados, e otimista quando desconectado.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87047
Date January 2004
CreatorsRodrigues, Andréia Sias
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Camargo, Murilo Silva de
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format1 v.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0169 seconds