Return to search

A organização confessional e o desenvolvimento humano frente à pedagogia Montessori

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T00:51:50Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T01:31:26Z : No. of bitstreams: 1
186769.pdf: 4211785 bytes, checksum: b26e51c430e95762b8d2fb5fc9a4fba8 (MD5) / Os fenômenos associados ao contexto das organizações e sua relação com o desenvolvimento humano dos profissionais nela envolvidos têm sido alvo de várias pesquisas e reflexões. Embora muito se fale em mudanças organizacionais, com ênfase na inclusão total e no desenvolvimento do ser humano, de concreto, muito pouco se tem praticado.
Num cenário em que as mudanças técnico-científicas e econômicas acontecem na mesma velocidade em que avança o pensamento humano, as organizações mantêm características ainda conservadoras e parecem não conseguir acompanhar estas mudanças, com sua "alma", os profissionais nela inseridos.
Um olhar extremamente cuidadoso precisa ser dirigido às organizações educacionais, nas quais os professores precisam preparar os alunos para as mudanças, ao mesmo tempo em que contribuem tanto para que as mesmas aconteçam, quanto sofrem suas conseqüências.
O desenvolvimento humano permeia esta dissertação, cujo alvo de pesquisa é uma organização de ensino confessional que utiliza o Sistema Montessori de Educação, visando verificar se a pedagogia montessoriana, aliada aos fatores que caracterizam a organização, favorece o desenvolvimento humano dos professores que aí trabalham.
Na pesquisa de campo, que utiliza a metodologia do grupo focal, verificou-se que, sob os aspectos de desenvolvimento da criatividade, preservação da identidade pessoal e aumento da renda, assistência médica e acesso à educação, a conjunção dos aspectos estruturais apresentados é fator de acréscimo de possibilidade de desenvolvimento.
Do ponto de vista da valorização do desempenho e da possibilidade de introdução de modificações, as características de uma organização formal burocrática utilitário-coercitiva, confessional e com uma pedagogia específica determinam um empecilho para as condições de desenvolvimento humano, uma vez que normatizam demasiadamente os procedimentos e condutas e enxergam seus professores como um todo, não individualmente

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83534
Date January 2002
CreatorsGuilhon, Edite Maria Barbosa
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Menegasso, Maria Ester
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format79 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds