Return to search

Gestão pela qualidade

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-18T12:48:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1
186242.pdf: 412223 bytes, checksum: 6126340b61e807a7f44f8e3828a524f4 (MD5) / Introdução. Dentre as causas para a permanência do Brasil no grupo dos países periféricos está a baixa qualificação de sua mão-de-obra. A falta de políticas de treinamento dentro das organizações, assim como o desinteresse da maior parte destas de operar em ambientes em que exista comprometimento de todos os stakeholders internos, sinaliza para a busca urgente de modelos de gerenciamento que estejam comprometidos com a produtividade.
Objetivo. Demonstrar como um modelo de gerenciamento voltado para a qualidade pode contribuir para o alcance da eficácia e da eficiência numa organização que até então operava de forma totalmente empírica.
Método. Aplicou-se um modelo de gerenciamento voltado para o comprometimento de todos os stakeholders da organização.
Resultados. A implantação do modelo permitiu melhoras no gerenciamento do ciclo operacional da empresa. A contração das necessidades de capital de giro permitiu um melhor gerenciamento do caixa, além de receitas líquidas mais consistentes. A política de treinamentos propiciou o aumento da eficiência, assim como uma maior integração entre os funcionários e a gerencia geral.
Conclusão. A gestão pela qualidade permite que as políticas básicas traçadas pela gerencia sejam alcançadas através do envolvimento de todos os funcionários, com ganhos visíveis para todos os envolvidos no processo. A determinação de todos os stakeholders internos, iniciando com a gerencia geral, permite que a empresa desenvolva métodos eficazes para uma maior participação no seu setor.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80321
Date January 2001
CreatorsSilveira, Sérgio Oliveira da
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Bringhenti, Idone
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatii, 138 f.| grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0073 seconds