Return to search

Cidades Criativas e Desenvolvimento Regional: o caso de Vitória-ES.

Made available in DSpace on 2016-08-29T11:13:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_6160_Larissa M.Comerio-Cidades Criativas e Desenvolvimento Regional - o caso de Vitória-ES.pdf: 2170831 bytes, checksum: cabfe7e0b33d0186617c1707065970f0 (MD5)
Previous issue date: 2014-05-29 / O presente trabalho pretende dedicar-se a discussão dos elementos que compõem a economia criativa, para tanto, utiliza diferentes conceitos de criatividade, indústrias criativas e cidades criativas. O termo economia criativa surgiu em 2001 com o livro de John Howkins, mas a ideia básica foi apresentada no estudo Creative Nation realizado pelo governo australiano em 1994. A partir de então, diversos países têm adotado o conceito como instrumento de fomento ao desenvolvimento econômico e social. Assim, a associação da economia criativa a uma economia voltada ao desenvolvimento está ligada, portanto, ao reconhecimento de que a criatividade humana pode ser um ativo econômico (REIS, 2012). Diferentes países e regiões podem utilizar essa abordagem com o objetivo de alcançar efeitos positivos sobre o emprego e como ferramenta para a promoção da inclusão social. A discussão é recente no Brasil, um dos estudos pioneiros foi desenvolvido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), intitulado A Cadeia da
Indústria Criativa no Brasil. A partir desse trabalho e do banco de dados da Secretaria de Turismo, Trabalho e Renda SETGER da prefeitura de Vitória foi possível desenvolver um estudo espacial dos empreendimentos criativos para Vitória -ES. Concluiu-se, então, que a desconcentração dos empreendimentos criativos nas diferentes regiões do município deve ser um dos objetivos buscados para que a cidade se transforme em um espaço mais colaborativo e coeso.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2660
Date29 May 2014
CreatorsLarissa Comério
ContributorsMORANDI, A.M., Robson Grassi, DALCOMUNI, S. M.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0016 seconds