Return to search

A Construção de Conhecimentos Científicos nas Aulas de Física Utilizando Atividades Investigativas

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:32:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9517_Dissertacao Final - Joao Mauro da Silva Júnior.pdf: 10433511 bytes, checksum: 9db360da1e56bf340535a7e280990e70 (MD5)
Previous issue date: 2015-12-18 / Neste trabalho apresentamos uma proposta para o ensino de Física Moderna, especificamente do Efeito Fotoelétrico, em uma perspectiva investigativa de ensino, desenvolvida durante o final do segundo semestre do ano de 2014, em duas turmas, com um total de 58 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação (IFES)-campus Colatina, Espírito Santo (ES). O estudo, de natureza qualitativa, tem como principal motivo de pesquisa a análise do processo de construção do conhecimento científico em aulas de Física, fundamentadas na perspectiva investigativa de ensino. A metodologia e os recursos utilizados são embasados na teoria do ensino por investigação e na teoria sócio-cultural de Vigotski, que tem como ponto de importante as relações sociais estabelecidas pelos alunos e o seu papel na construção do seu aprendizado. Construímos uma Unidade Investigativa de Ensino com atividades englobam questões abertas, simulação computacional e demonstração investigativa. A coleta de dados processou-se durante a realização das atividades pelos alunos, de suas produções escritas e orais, sendo algumas aulas gravadas em áudio e vídeo para investigar o desenvolvimento das atividades. Utilizamos as gravações em áudio e vídeo para analisarmos como ocorreu a construção do conhecimento científico e as aprendizagens procedimental e atitudinal dos estudantes. Os resultados apontam a difícil mudança nas atitudes tanto dos estudantes (troca de ideias, participação nas atividades, trabalho colaborativo) quanto nas minhas atitudes enquanto professor-investigador. A análise das mudanças de atitudes dos estudantes estão relacionadas com o modo de aprender, quando questionam, pesquisam e buscam hipóteses para solucionar problemas concretos. O balanço feito é que no processo de construção do conhecimento científico ficou claro que a mudança do conceito cotidiano ou espontâneo para o científico não se dá de forma rápida, pois os alunos trazem consigo suas relações sociais e culturas para o seu discurso, mas as atividades desenvolvidas mostram bom potencial para orientar essa mudança gradual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7528
Date18 December 2015
CreatorsSILVA JUNIOR, J. M.
ContributorsSA, E. F., SEGATTO, B. R., FREGUGLIA, J., COELHO, G. R.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Ensino de Física, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds