Return to search

Determinação de estoque de segurança de diesel para uma base de distribuição de derivados

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil / Made available in DSpace on 2013-12-05T21:45:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1
264437.pdf: 962046 bytes, checksum: c72b5dc0d69cd78e7b2d3750e84594ff (MD5)
Previous issue date: 2008 / Na logística do downstream da Petrobras, a entrega de derivados de petróleo aos clientes é feita diretamente nas refinarias ou em bases de distribuição, que via de regra recebem os produtos, provenientes das refinarias, por intermédio do modal dutoviário. Esta dissertação tem por objetivo estudar formas de cálculo para o Estoque de Segurança e identificar o modelo mais adequado para uma destas bases. Mais especificamente o de diesel, onde o nível de estoque mantido por esta base vem sendo questionado e tido como elevado. Assim, foi criada a necessidade de se verificar se os níveis de estoque estão adequados e calcular o Estoque de Segurança a ser praticado por esta base para atender a um Nível de Serviço adequado aos seus clientes. Para tanto foi feita uma pesquisa bibliográfica buscando-se formas de calcular o Estoque de Segurança tendo-se encontrado um total de nove formas diferentes.
Foi feito um levantamento de dados abrangendo estoque, lead time e entregas diárias de diesel na Base de Distribuição por um período de dois anos. Também foram feitas visitas técnicas na principal refinaria que envia diesel para a base estudada e na própria base para identificação de detalhes operacionais. Com base nas informações colhidas foi feita uma modelagem do problema e apresentadas propostas para se considerar na avaliação do nível de estoque praticado e nos cálculos do Estoque de Segurança. Por fim, foi determinada a melhor forma de calcular o estoque de segurança, estudando-se a aplicabilidade de cada uma das formas de cálculo. Para tanto foram considerados os Níveis de Serviço de 95% e 99% e a aplicabilidade de cada uma das nove formas de cálculo comparando-se seus resultados com os dados históricos de estoque que foram levantados neste trabalho e assim determinando a que mais se adequou ao caso da Base em estudo. Para concluir, foram determinados os custos relativos a estoques imobilizados e aumento no Nível de Serviço nesta Base.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/106625
Date January 2008
CreatorsMartins, Carlos Guimarães
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Gonçalves, Mirian Buss
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxiii, [88] f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds