Return to search

O gestor como possibilitador de uma ação de responsabilidade social

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2013-07-16T00:39:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1
222850.pdf: 550711 bytes, checksum: 1fd3471ec0cc95bb868de01e70d6b205 (MD5) / O presente trabalho tem como objetivo, enfocar, ainda que resumidamente, alguns aspectos sobre a importância da ética, as teorias que a fundamentam e seus valores no campo empresarial.
A ética relaciona-se diretamente com os juízos morais. Há empresas que possuem seus códigos de conduta, numa demonstração à sociedade sobre seus pressupostos éticos. A finalidade da empresa, sob a ótica da teoria clássica é a maximização dos lucros. Modernamente, o escopo empresarial ancora-se, também, no conceito da exploração da atividade econômica, sob a ótica de que ela (empresa) é algo mais que um negócio. Além do interesse da empresa em si, há um interesse social a ser perseguido.
A empresa que adota uma cultura ética, possivelmente, reduzirá seus custos de coordenação."A cultura do conflito é mais cara que a cultura da cooperação". A empresa que não pugna por um comportamento ético, estará, fatalmente, fadada ao insucesso.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/102325
Date January 2005
CreatorsUnghare, Anírian Cristiane
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Silva, Francisco Pereira da
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format141 f.| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds