Return to search

Depressão no hospital geral

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2003 / Made available in DSpace on 2012-10-20T19:15:29Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Identificar a prevalência de transtornos depressivos (TDs) nos pacientes em enfermarias clínicas de um hospital geral (HG), detectar fatores sociodemográficos e clínicos associados e avaliar o tratamento psicofarmacológico.
METODOLOGIA: Realizou-se um estudo observacional tranversal identificando a prevalência de TDs e fatores associados juntamente com estudo longitudinal prospectivo avaliando o tratamento psicofarmacológico. Foram selecionados pacientes clínicos, com mais de 18 anos, apresentando condições para entrevista e que consentiram. A amostra foi de 125 pessoas. Aplicaram-se os instrumentos: questionário com variáveis sociodemográficas, coleta de informações sobre história médica, psiquiátrica e familiar, questionário sobre uso de psicofármacos, MINI-PLUS e Inventário Beck de Depressão (BDI). O estudo realizou-se no Hospital Santa Isabel, Blumenau-SC, de janeiro a julho de 2002.
RESULTADOS: A prevalência de TDs foi de 26%. Fatores associados foram: sexo feminino, renda menor que 3 salários mínimos, história pessoal de síndrome depressiva, uso de psicofármacos, BDI maior que 13 e pedido de interconsulta psiquiátrica (p<0,05). Somente 43,8% dos indivíduos com TDs receberam antidepressivos. A maioria dos deprimidos utilizou benzodiazepínicos (62,5%). Dentre os psicofármacos destacaram-se o diazepam e a fluoxetina.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85486
Date20 October 2012
CreatorsCigognini, Marco Aurélio
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Furlanetto, Leticia Maria, Meleiro, Alexandrina Maria Augusto da Silva
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatvii,| tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds