Return to search

Estudo Químico e Biológico de Hippeastrum puniceum (lam.) Kuntze (Amaryllidaceae)

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:27:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9449_Dissertação final - Letícia Carlesso Soprani.pdf: 2726316 bytes, checksum: fa5559445f1887062eb033a5e034f8a8 (MD5)
Previous issue date: 2017-02-23 / Hippeastrum puniceum (Amaryllidaceae) é uma espécie largamente utilizada no Brasil na área de paisagismo e jardinagem. Esta é conhecida popularmente como Açucena. O gênero Hippeastrum possui vasta distribuição na América central e do sul, sendo que são encontradas em ambientes como a caatinga, restingas, florestas secas e úmidas, cerrados e campos. Este gênero apresenta mais de 130 espécies. Há relatos de que espécies vegetais da família Amaryllidaceae são utilizadas medicinalmente para o tratamento de tumor uterino, para o tratamento de feridas ou como chás para o estômago devido suas propriedades antieméticas, também tem ação antioxidante, anticancerígena, antiviral, imunoestimulatória, antimalarial, e possui capacidade de inibir a enzima acetilcolinesterase, que está ligada à doença de Alzheimer. A planta Hippeastrum puniceum carece de estudos no que se refere a sua caracterização química e possíveis atividades biológicas. O objetivo deste trabalho será avaliar o perfil fitoquímico e as atividades citotóxica, antioxidante e trombolítica dos extratos das folhas da H. puniceum. O perfil químico destes extratos será obtido através da realização de fitoquímica preliminar, da análise em cromatografia líquida e da quantificação espectrofotométrica de classes químicas majoritárias. Os resultados serão correlacionados com as atividades citotóxica, antioxidante e trombolítica dos extratos. Busca-se com este trabalho contribuir para o conhecimento químico-biológico da H. puniceum e propiciar a obtenção de compostos isolados.
Palavras-chave: Hippeastrum puniceum, perfil fitoquímico, atividades biológicas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/8360
Date23 February 2017
CreatorsSOPRANI, L. C.
ContributorsMarcelo A. Oliveira, SILVEIRA, D., JAMAL, C. M.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Farmacêuticas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds