Return to search

Estudo das condições lumínicas e térmicas de dois blocos da Universidade Estadual de Maringá

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil. / Made available in DSpace on 2012-10-19T16:05:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0 / Esta dissertação versa sobre um estudo das atuais condições ambientais dos blocos F67 e G56 da Universidade Estadual de Maringá, que utilizou análise subjetiva, através de metodologias da APO (Avaliação Pós-Ocupação), e análise objetiva, através da medição das iluminâncias para a verificação das condições de iluminação interna das salas de aula. O estudo teve como principal objetivo fazer uma avaliação das condições ambientais lumínicas e térmicas dos blocos G56 e F67, assim como elaborar um diagnóstico mais específico das salas de aula.
Para realizar as análises objetivas e subjetivas foram cumpridas várias etapas de trabalho como: escolha dos objetos de estudo, walkthrough, entrevistas, levantamento da quantidade de usuários e cálculo da população total dos blocos, cálculo da população das salas de aula escolhidas para as análises, definição das amostras, lançamento de questionários, medições da iluminâncias e estudo do deslocamento do ar das salas de aula, tabulação e análise de dados.
Os dados objetivos obtidos foram analisados e classificados, e cruzados com as respostas dos questionários. Com relação ao desempenho lumínico, foram realizadas as medições das iluminâncias naturais e artificiais e, com relação ao conforto térmico realizou-se um estudo do deslocamento do ar interno das salas de aulas. Através dos dados obtidos pela medição das iluminâncias naturais e comparação com a tabela de classificação das zonas por intervalo de iluminância foi elaborado um diagnóstico das salas de aulas. Os valores obtidos das medições das iluminâncias artificiais foram comparados pelos dados exigidos pela norma NBR 5413/1992 e foram representados por curvas de isolux. O estudo do deslocamento do ar nas salas de aula foi realizado através da utilização de incensos e observação dos principais movimentos da fumaça, que mostrou que as salas de aula não possuem boa distribuição da ventilação, prejudicando a renovação do ar e a melhora na sensação térmica dos usuários.
A análise subjetiva verificou uma grande insatisfação com relação à temperatura interna nos dias quentes, assim como a falta de manutenção da pintura interna das salas de aula.
Os dados obtidos podem servir para a realização de um retrofit nesses blocos, como também ser utilizado como parâmetro para os próximos edifícios a serem construídos no câmpus

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82550
Date January 2002
CreatorsLandgraf, Maria Auxiliadora Corrêa
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Lamberts, Roberto, Pietrobon, Cláudio Emanuel
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxvi, 164 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds