Return to search

Uma análise das políticas públicas de inclusão digital nos municípios da Grande Vitória/ES

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:38:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10985_Dissertacao_Mestrado_PPGGP_UFES_AILTON_MANTOVANI20180417-84230.pdf: 1725497 bytes, checksum: 34bdfb420c6dc60123813d185db76d25 (MD5)
Previous issue date: 2017-06-26 / Este trabalho visa estabelecer uma análise sobre as políticas públicas de inclusão digital implantadas nos municípios que compõem a Região Metropolitana da Grande Vitória/ES, a partir de elementos contextuais e objetivos e sob o olhar dos mecanismos de inclusão social. A fim de firmar os parâmetros de análise, procurou- se evidenciar o contexto da formação conceitual do termo exclusão digital e as abordagens para seu tratamento, principalmente aquelas globalmente reconhecidas, bem como as adotadas pelo governo federal brasileiro. Nessa busca, foram destacadas semelhanças e distinções entre a exclusão social e a exclusão digital e foi traçada uma revisão histórica do desenvolvimento das políticas públicas de inclusão digital no Brasil. Restou estabelecida a ideia de que a inclusão digital deve ser entendida como disponibilização de acesso, alfabetização digital e apropriação das tecnologias visando a inclusão social. Além disso, foram reveladas as visões a partir das quais o governo federal brasileiro decidiu implantar suas políticas públicas. O estudo aprofunda-se na identificação das iniciativas de inclusão digital implementadas pelas municipalidades em seu território e dos problemas enfrentados nesse processo. Constatou-se que as políticas públicas de inclusão digital, nos municípios estudados, sofrem os mesmos problemas das políticas sociais brasileiras: a fragmentação, a descontinuidade administrativa e a alta dependência dos recursos de origem federal. Os municípios apresentaram uma grande disparidade no que se refere ao número e abrangência das medidas inclusivas, agravada pela evidente insciência do gestor público quanto ao conceito e à utilidade da inclusão digital. Finalmente, foi identificada a falta de indicadores disponíveis para medir exclusão e inclusão digital, o que revela a necessidade de se desenvolver indicadores para avaliar a inclusão social alcançada através da implementação de ações de inclusão digital.

Palavras-chave: Inclusão digital; Políticas públicas; Tecnologias da Informação e Comunicação; Exclusão digital; Exclusão social.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/8702
Date26 June 2017
CreatorsMANTOVANI, A.
ContributorsMOZINE, A. C. S., FERREIRA, D. N. A., MATTOS, R. F. S.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado Profissional em Gestão Pública, Mestrado Profissional em Gestão Pública, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds