Return to search

LAR, Simbólico Lar. uma Investigação Sobre Relações Entre Sujeitos e Objetos no Consumo de Móveis de Madeira, Retilíneos e Seriados, para Residência.

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:40:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_573_LAR SIMBOLICO LAR.PDF.pdf: 6182382 bytes, checksum: 390a5930f1bf8dd2b30f3e4a80a4463f (MD5)
Previous issue date: 2008-03-28 / Esta pesquisa tem como objetivo analisar a compra de um objeto presente na maioria dos lares, porém pouco estudado e analisado no meio acadêmico: a mobília. O consumidor desse objeto, mais especificamente os móveis de madeira, retilíneos e seriados, para residência, que representam um dos bens de consumo que mais movimentam o varejo nacional e, ainda, no Espírito Santo, produto do sexto maior pólo moveleiro do país, é o objeto de estudo desta pesquisa que visa compreender as relações entre a compra desse bem, seus consumidores, grupos de referência e, ainda, empresas produtoras e revendedoras, visando o aprimoramento das tecnologias de gestão relacionadas a esse produto. Adquirido pela maior parte da população brasileira, ou seja, as classes de mais baixa renda, o estudo aqui desenvolvido identifica que esse tipo de bem perpassa seu caráter utilitarista para adquirir outras funções simbólicas no universo do consumidor. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica sobre o consumo e seu papel na sociedade contemporânea, explorando, principalmente, três perspectivas econômica, psicológica e social para auxiliar na compreensão desse processo. Em seguida, uma pesquisa qualitativa exploratória foi desenvolvida, utilizando entrevistas pessoais como técnica para coleta de dados. O universo do estudo foi composto pelos clientes de uma rede capixaba de lojas de móveis, selecionados por meio de um processo de amostragem não-probabilístico, por conveniência. A técnica utilizada para interpretação dos dados foi a análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa apresentam alguns dos diversos significados que o móvel carrega e as características desse consumidor específico, evidenciando a procura por produtos de qualidade, de modelos tradicionais e com preços justos, que agreguem valor ao convívio coletivo, fortalecendo a perspectiva interpretativista que atribui ao consumo uma característica simbólica, em que bens e serviços são utilizados como formas de comunicação entre o indivíduo e a sociedade.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/8946
Date28 March 2008
CreatorsSETUBAL, F. M. R.
ContributorsMORIGUCHI, S. N., SANTANNA, S. R., CARNEIRO, T. C. J.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Administração, Programa de Pós-Graduação em Administração, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds