Return to search

AVALIAÇÃO DE IMPACTOS AMBIENTAIS NA COLHEITA MECANIZADA EM FOMENTOS FLORESTAIS

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:37:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8920_DISSERTAÇÃO CASSIO.pdf: 1108820 bytes, checksum: 06842bd29123430cb2851ca871f3c6df (MD5)
Previous issue date: 2015-04-28 / MACIEL, Cássio Maggi Salvia. Avaliação de impactos ambientais na colheita mecanizada em fomentos florestais. 2015. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Jerônimo Monteiro, ES. Orientador: Prof. Dr. Luciano José Minette. Coorientadores: Prof. Dr. Luís Carlos de Freitas e Nílton Cezar Fiedler.

Paralelamente à crescente busca por tecnologias mais avançadas e eficientes no processo de colheita florestal, a conscientização pela preservação dos recursos naturais aumentou de forma significativa por todo o mundo. Com isso, este trabalho teve como objetivo identificar e avaliar quali-quantitativamente os principais impactos ambientais oriundos do processo de colheita florestal no subsistema harvester e forwarder realizado em propriedades fomentadas, buscando delinear possíveis medidas mitigadoras ou potencializadoras. Para tanto utilizou-se de uma escala de magnitude e um questionário que foi aplicado a funcionários experientes em fomentos florestais nos estados de Santa Catarina e Paraná. Através de um check-list descritivo os impactos foram discutidos e avaliados qualitativamente e por meio do cruzamento da reversibilidade do impacto com seu resultado de magnitude obteve-se o seu valor de importância. Os impactos no meio antrópico mostraram-se de maior relevância no estudo, pois apesar do número reduzido de impactos relacionados estes obtiveram os maiores valores de magnitude e importância. O meio físico apresentou elevada ocorrência de impactos de média importância, requerendo atenção também pelo fato de possuir impactos de controle estratégico que evitam a ocorrência de outros danos ambientais. O meio biótico mostrou-se menos preocupante, com a predominância de impactos de baixa magnitude, reversíveis e de pequena importância. A maioria dos impactos apresentaram-se negativos, de ordem direta, de abrangência territorial regional, que ocorrem em curto prazo, com duração permanente e/ou indefinida e que são reversíveis com a possibilidade de uso de medidas mitigadoras ou potencializadoras.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5064
Date28 April 2015
CreatorsMACIEL, C. M. S.
ContributorsFIEDLER, N. C., SOUZA, A. P., MINETTE, L. J.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0093 seconds