Return to search

ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM SISTEMA SILVIPASTORIL

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:38:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_6306_23 - DISSERTAÇÃO GISELA TAUFNER.pdf: 1157103 bytes, checksum: 8ae1728b87cfc31ac635ad8925cdb185 (MD5)
Previous issue date: 2013-02-27 / A busca por práticas que visem à melhoria das condições ambientais nos sistemas agrícolas de produção atuais é uma necessidade. Diante disso, os sistemas silvipastoris se enquadram nessa categoria e, utilizados com base em princípios ambientais, tornam-se uma alternativa em prol da sustentabilidade desses sistemas.
Foram avaliadas alterações nos atributos físicos e químicos do solo em sistema silvipastoril ao longo do tempo, tomados em um gradiente de distância das árvores com objetivo de avaliar a influência do componente arbóreo nos atributos físicos e químicos do solo sob sistema silvipastoril. O experimento foi conduzido de 02/2010 a 03/2012 na Embrapa Pecuária Sudeste, São Carlos, SP (21° 57' 33" S; 47° 51' 06" W). O sistema silvipastoril foi implantado em 2007 com o plantio de árvores nativas em pastagem de Brachiaria decumbens em solo Latossolo Vermelho Amarelo (LVA) e Latossolo Vermelho (LV) textura média. Em cerca de oito hectares, as árvores foram plantadas em faixas distanciadas de 17 m na pastagem, com proteção de cerca elétrica. As coletas foram feitas em quatro pontos amostrais referentes às distâncias em relação ao renque de árvores: 0,0 m; 2,0 m; 4,75 m; 8,5 m; em três profundidades: 0-10 cm; 10-20 cm e 20-40 cm; com quatro e cinco repetições para atributos físicos e químicos, respectivamente. Dos atributos físicos, foram determinados: densidade do solo, macro e microporosidade, estabilidade de agregados e resistência do solo à penetração nas camadas de 0-20 e 20-40 cm. Para os atributos químicos, foram determinados valores de pH e teores de P, K, Ca, Mg, MO, H+Al, Al, CTC, S, V, m. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância e as médias dos tratamentos, comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para os atributos físicos foram encontradas diferenças significativas para todas as características avaliadas em relação à profundidade, sendo observado significativo incremento de matéria orgânica ao sistema, favorecendo a agregação e a estrutura do solo na profundidade de 0-10 cm. Os atributos químicos que expressam melhoria da fertilidade do solo foram sempre maiores na profundidade de 0-10 cm. Os atributos físicos e químicos não foram beneficiados pela presença das árvores. Houve incremento dos valores do primeiro para o segundo ano de avaliação. São necessárias avaliações ao longo do tempo para acompanhamento desses atributos, esperando-se que com a estabilização do sistema, seja possível chegar a resultados conclusivos sobre a influência da arborização nos sistemas silvipastoris.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/5199
Date27 February 2013
CreatorsTAUFNER, G. A.
ContributorsGONTIJO, I., ALMEIDA, M. S., PIRES, A. A., PIRES, F. R., PEZZOPANE, J. R. M.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Agricultura Tropical, Programa de Pós Graduação em Agricultura Tropical, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds