Return to search

Uma proposta de melhoria do ensino-aprendizagem da matemática

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-20T04:24:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1
193724.pdf: 486838 bytes, checksum: 0e30f0f62700942ab6eb6a23bbfaee21 (MD5) / A forma de ensinar a matemática, atualmente utilizada pela maioria das escolas, principalmente às públicas, não leva o estudante a uma aprendizagem efetiva. Dificilmente o educando é direcionado para a produção de seu próprio conhecimento, forma esta defendida por diversos teóricos da educação.
Conhecendo essas dificuldades, propomos fazer uma pesquisa para determinar a partir de que série inicia as dificuldades da aprendizagem da matemática e propor sugestões para a melhoria do seu ensino e conseqüentemente a melhoria da aprendizagem. Ela foi realizada com estudantes e professores do ensino fundamental através da aplicação de um questionário a alunos e outro aos professores desses alunos. Os resultados obtidos foram analisados através de gráficos de base matemática, de superfície e de setores. Verificamos que a maioria dos estudantes até a quarta série consideram a matemática como a matéria que mais gostam de estudar, enquanto a rejeição a ela é muito pequena. Na quinta série passa a ser a matéria preferida por poucos e aumentando bastante a rejeição. Na sexta série poucos são os alunos que gostam da matemática e a maioria passa a rejeitá-la. Para reverter à aversão, deve haver uma mudança radical na forma como ela é ensinada. O professor deve partir do conhecimento espontâneo do aluno, criar conflitos e contradições através de perguntas, problemas ou narrações que estimulem à reflexão. O ensino deve começar pelo estabelecimento de condições de assimilação e estas condições dependem da ativação, estruturação ou criação de esquemas de ação capazes de assimilar os novos objetos. A função do educador é preparar a nova geração para que acredite que ela pode e deve pensar por si mesma, que ela deve dirigir a sociedade do futuro, sem receber receitas prontas e acabadas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83895
Date January 2002
CreatorsHuppes, Roque
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Rodriguez Martins, Alejandro
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format147 f.| il., tabs., grafs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds