Return to search

O Papel da Sociedade Civil Organizada no Combate à Corrupção: o Caso da Organização Não Governamental (ONG) Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO) (1999-2010)

Made available in DSpace on 2016-08-29T14:12:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_7553_dissertacao_completa_final (3).pdf: 3309150 bytes, checksum: 9f9b7cf11819614969b6fb42efd12657 (MD5)
Previous issue date: 2014-03-28 / Estudo sobre a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (AMARRIBO), no período de 1999 a 2010, apontando as condições de sua trajetória e processo de afirmação nacional, inclusive a formação de uma rede de ONGs de combate à corrupção e as repercussões que esse trabalho teve no Brasil, por meio de propostas práticas de ação e de discussões de cunho institucional, visando o fortalecimento das instituições de controle e o aprimoramento legislativo. Destaca-se a inovação e o aprendizado do processo de combate à corrupção em Ribeirão Bonito, vivenciado pela AMARRIBO, e a disposição que apresentou para divulgar
seus conhecimentos pelo país, seja por meio de palestras, seja com o livro O combate à corrupção nas prefeituras do Brasil. A metodologia está assentada numa discussão teórico-conceitual da corrupção e dos elementos deste fenômeno ao longo da história do país. Buscou-se, ainda, uma análise sobre as organizações não governamentais, seu papel, ações e dilemas. Os resultados permitiram perceber, para além do caminho que já foi percorrido no combate à corrupção no Brasil, especialmente nos últimos 30 anos, bem como as demandas que existem em relação à maior participação dos cidadãos na ação política e de um trabalho mais efetivo pelos órgãos e poderes responsáveis pelo controle e a punição. A necessidade de estudos mais aprofundados sobre a conceituação do fenômeno da corrupção, nas suas diversas possibilidades, seja no âmbito público, seja no privado, e, principalmente, na relação dos dois, está colocada de forma patente, bem como o aprimoramento do sistema de integridade nacional que está sendo construindo no Brasil.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3526
Date28 March 2014
CreatorsSIMOES, R. C.
ContributorsPOSSAS, L. M. V., FAGUNDES, P. E., BENTIVOGLIO, J. C., FRANCO, S. P.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em História, Programa de Pós-Graduação em História, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds