Return to search

Morfologia, Propagação e Inibidores de Germinação do Maracujazeiro Doce e Análise de Fitotoxidez do Lodo de Esgoto

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:35:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8858_Allan Rocha de Freitas.pdf: 2507012 bytes, checksum: 7fcbdfb852b1438e207c1f30d8b303a4 (MD5)
Previous issue date: 2016-07-12 / O maracujazeiro doce (Passiflora alata Curtis) é uma planta herbácea, em geral trepadeira, que apresenta folhas subcoriáceas, flores solitárias, axilares, perfumadas e frutos com polpa sucosa de sabor doce e agradável. Tradicionalmente, os pomares comerciais desta espécie são estabelecidos por mudas obtidas de sementes, sendo comum o relato de baixa porcentagem de germinação, o que pode estar associado aos mecanismos de dormência. No Brasil, o tratamento do esgoto industrial tem como consequência a grande produção de resíduo sólido, o lodo de esgoto, que é um produto decorrente do tratamento de efluentes sanitários, seja de origem doméstica ou industrial, com elevado conteúdo de matéria orgânica, composição química e biológica. O uso do lodo apresenta-se eficiente para o crescimento das plantas. No entanto, apresenta indícios de acúmulo de metais pesados no solo e na planta, além de ter potencial de impacto na saúde humana ao entrar na cadeia alimentar, por bioacumulação. Na pesquisa foram utilizadas sementes de P. alata provenientes de frutos coletados a partir de 15; 30; 45; 60; 75; e 85 dias após a antese. Avaliaram-se os extratos das sementes sobre a germinação de Lactuca sativa L. Foram determinadas as características químicas do lodo de esgoto: As, Ba, Cd, Ca, Pb, Cu, Cr, S, Mg, Mn, Hg, Mo, N, Ni, K, Se, Na, Zn, P, C orgânico e MO. Posteriormente, avaliaram-se a mutagenicidade e o acúmulo de metais pesados nas plantas tratadas com o lodo. O estádio de maturação do fruto interfere na qualidade fisiológica das sementes. A utilização do extrato do embrião das sementes de maracujá na germinação de sementes de alface determina uma menor porcentagem de germinação. O uso do lodo de esgoto eleva a concentração de elementos essenciais e matéria orgânica do solo e afeta negativamente a germinação das sementes de maracujá doce.
Palavras-chave: Passiflora alata Curtis; bioacumulação; morfologia; germinação; mutagenicidade; toxidez.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7613
Date12 July 2016
CreatorsFREITAS, A. R.
ContributorsALEXANDRE, R. S., DIAS, M. A., FERREIRA, M. F. S., SOUZA, T. S., CONFORTI, A. M. A. S., FERREIRA, A., LOPES, J. C.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Produção Vegetal, Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds