Return to search

A recepção adorniana de Freud no estudo da personalidade autoritária.

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_7518_A recepção adorniana de Freud no estudo da personalidade autoritária Versão Biblioteca.pdf: 1218913 bytes, checksum: 3591c8b7191c8d74f22d04a84c7c7b2b (MD5)
Previous issue date: 2014-03-26 / Em geral, a tradição do pensamento metafísico entende que no desenvolvimento histórico da razão há um progresso. A existência do progresso requer o sacrifício do indivíduo ao longo da história. A filosofia de Theodor W. Adorno realiza um exame crítico do processo de esclarecimento vivido no Ocidente. Os estudos de Adorno mostram que a associação entre o progresso e o sacrifício da individualidade resulta na barbárie. Deste modo, Adorno evidencia os momentos do irracional conservados na sociedade racionalizada e que ameaçam o processo civilizatório. Neste trabalho, investigamos a influência de Sigmund Freud no pensamento de Adorno. Defendemos que a leitura adorniana de Freud é essencial para a explicação dos fatores subjetivos da personalidade autoritária. No entanto, a razão subjetiva não explica inteiramente os determinantes do caráter autoritário. Por isso, no primeiro capítulo nós apresentamos os pressupostos marxianos da razão objetiva. Além disso, indicamos a relação entre razão objetiva e razão subjetiva. No segundo capítulo, buscamos compreender a teoria de Freud e assinalamos como suas categorias manifestam as condições objetivas assinaladas por Adorno. No terceiro capítulo, examinamos a interpretação marxista realizada por Adorno sobre os determinantes psicológicos que favorecem a manifestação do caráter autoritário. Ao final, nós debatemos os resultados da recepção adorniana de Freud.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3669
Date26 March 2014
CreatorsCAMPANHARO, C.
ContributorsFALABRETTI, E. S., Oliveira, B., MURTA, C. P. C.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds