Return to search

Realidade virtual e engenharia civil

Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnologico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2012-10-21T15:07:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1
224593.pdf: 1137239 bytes, checksum: 06f504c6c906b8f62bdb51a7565685fb (MD5) / A engenharia civil é campo muito fértil para o uso da Realidade Virtual e suas técnicas. A utilização de ferramentas CAD para a criação de projetos de edificações precisos facilita a geração de modelos 3D em ambientes virtuais. Os mundos virtuais permitem que os usuários visualizem com maior realismo, naveguem livremente e analisem cuidadosamente o modelo, tudo isso em tempo real.
Este trabalho visa desenvolver uma ferramenta colaborativa para os engenheiros que produzem os projetos de uma obra, que tem como principal característica integrar diversos projetos de uma mesma edificação em um ambiente 3D. Dessa forma, esta ferramenta auxiliará na identificação de eventuais problemas, analisando as interferências e apontando os resultados, possibilitando assim correções necessárias ainda na fase de projeto.
Esta ferramenta aborda a utilização de técnicas computacionais de detecção de colisão em ambientes 3D para o estudo de interferências entre os diferentes tipos de projetos - hidráulico, elétrico e estrutural - de uma mesma obra de engenharia civil, projetos estes provenientes de programas CAD.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/87134
Date January 2004
CreatorsCastro, Tales Augusto Liguori de
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Garcia, Fabiano Luiz Santos
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format62 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.8406 seconds