Return to search

Politica de recursos humanos e satisfação de docentes numa instituição de ensino superior: o caso da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (FUNDESTE)

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socio-Economico / Made available in DSpace on 2012-10-16T03:18:40Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2016-01-08T16:33:29Z : No. of bitstreams: 1
79522.pdf: 4690984 bytes, checksum: c512c09c091b427b107d49dbf11d1682 (MD5) / Verificou-se o grau de satisfação/insatisfação dos docentes da Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste em relação aos componentes da política de recursos humanos (recrutamento, seleção, treinamento, participação, incentivos, carreira, avaliação de desempenho e promoção) a nível institucional e pessoal. É uma investigação feita pelo método de estudo de caso de perspectiva sincrônica de caráter descritivo e não experimental. Os dados do estudo foram coletados através de questionários análise documental, observação e entrevistas. A análise dos componentes da política é apresentada por gráficos de curvas de tendência dos pesquisados. Para interpretar as curvas utilizou-se de depoimentos, observações e análise documental. Os resultados do estudo demonstram que ocorrem insatisfação dos docentes a nível institucional. A nível pessoal, ocorre satisfação em relação ao recrutamento, seleção e participação. Em relação ao plano real e formal da política verificou-se discrepâncias entre o que é escrito e o que é realizado na prática. Em relação às áreas de ensino, verificou-se diferenças de percepção dos professores pesquisados em relação aos componentes da política de recursos humanos a nível institucional e pessoal. As conclusões do estudo podem ser generalizadas para a FUNDESTE, pois o percentual foi representativo.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75667
Date January 1990
CreatorsSilva, Narbal
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Grillo, Antonio Niccoló
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatxiii, 162f.| il., grafs., tabs
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0029 seconds