Return to search

Clock Synchronization in Computer Networks with Quality of Service

Made available in DSpace on 2014-06-12T15:58:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2
arquivo4665_1.pdf: 1244503 bytes, checksum: 9601c55f303bf34b27c25d55062533b9 (MD5)
license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5)
Previous issue date: 2003 / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior / O Network Time Protocol (NTP) é um protocolo para sincronização de relógios de computadores em rede que tem quase duas décadas de existência e está em contínua evolução. Com algoritmos robustos para tratamento de fase e freqüência, com um bom disciplinador de relógio local e tendo implementações para as mais diversas plataformas e sistemas operacionais de computadores e equipamentos de rede, o NTP tornou-se um padrão de fato.
Entretanto, esse protocolo ainda tem problemas que precisam ser solucionados para ser operacionalmente eficaz, pois seu desempenho depende de boas condições de rede para a troca das informações de sincronização, sofrendo bastante em caso de congestionamento. Devido a esses problemas, em vários países (incluindo o Brasil) esse protocolo é considerado inadequado para prover informação de horário de forma confiável, fazendo com que registros de hora em sistemas que o utilizam não tenham valor legal. Além disso, muitas aplicações necessitam de um sistema de controle de relógios confiável para funcionar corretamente (por exemplo, sistemas bancários e servidores de bancos de dados distribuídos). Isso obriga muitas empresas a utilizar sistemas legados tradicionais e mais caros para poder funcionar de forma correta e legal.
Com o advento da Qualidade de Serviço em redes de computadores, esse problema pode ser abordado elegantemente e resolvido. Várias arquiteturas de Qualidade de Serviço foram propostas, mas a arquitetura de Serviços Diferenciados (DiffServ), devido a sua facilidade de implementação e ao fato de ter sido a mais estudada e implementada experimentalmente, mostrou-se a mais forte candidata à implantação mundial e no menor prazo. Essa arquitetura adequou-se bem ao problema de sincronização de relógios, embora a solução não seja trivial.
Essa dissertação sugere um arcabouço para lidar com a sincronização de relógios através do NTP em domínios DiffServ com ou sem corretores de banda. Tendo-se Serviços Bem Definidos (Well Defined Services WDS) e baseado na idéia de que as aplicações devem conhecer o tipo de tratamento necessário ao seu tráfego, esse arcabouço consiste na adoção de políticas para o tratamento de tráfego NTP nos equipamentos de rede e na adoção de uma política para a marcação de pacotes por parte da aplicação. A proposta é validada com um estudo de caso feito com medição real do desempenho da aplicação sobre um ambiente de rede emulado

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufpe.br:123456789/2481
Date January 2003
Creatorsde Castro Callado, Arthur
ContributorsKelner, Judith
PublisherUniversidade Federal de Pernambuco
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPE, instname:Universidade Federal de Pernambuco, instacron:UFPE
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds