Return to search

Hidrólise ácida de acetais em misturas formadas por albumina do soro bovino e dodecilsulfato de sódio (DSD) e poli(oxietileno) e SDS

Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Química / Made available in DSpace on 2012-10-18T10:03:29Z (GMT). No. of bitstreams: 1
237665.pdf: 2383960 bytes, checksum: 2b50680e8af10c9d2174ae520d2805ec (MD5) / A reação de hidrólise do 2-Naftaleno-1,3-dioxolano (2-ND) e do di-terc-butil benzaldeído (BTBA) foram investigadas em solução contendo albumina do soro bovino (BSA) e dodecilsulfato de sódio (SDS). A hidrólise do 2-ND foi seguida em tampão succinato pH 5,40, próximo do ponto isoelétrico da proteína. Por comparação, a hidrólise foi também monitorada na presença de um polímero hidrofílico, poli(oxietileno) (PEO). O perfil da constante de velocidade de primeira ordem versus [SDS] foi obtida em diferentes concentrações de BSA e PEO. Foi observado que ambos polímeros inibem fortemente a reação e a inibição dependia da concentração de polímero e de SDS. Esta inibição foi interpretada pelos valores de pH aparente obtidos com o indicador piridina-2-azo-dimetilanilina (PADA) nas mesmas condições experimentais em que foram feitas as medidas cinéticas. O efeito da concentração de BSA na velocidade foi interpretada assumindo uma diminuição da concentração de interfacial, um fato suportado pelo modelo de pseudofase de troca iônica (PIE) aplicado para as reações bimoleculares.
Por outro lado, foi verificado catálise da reação em 1,0% de BSA próximo de 20 mM de SDS, que corresponde ao ponto de saturação clássico. Porém, este resultado não coincidiu com o segundo platô do gráfico de tensão superficial (20 mM de SDS/g BSA), que segundo a literatura representa a formação adicional de micelas. Além disso, a literatura define a saturação por diálise em 45 mM de SDS / g BSA.
Os resultados obtidos por espalhamento de raio-X a baixo ângulo (SAXS) indicaram que para o sistema mais concentrado com SDS, os dados foram analisados via modelo do "colar de pérolas" onde a cadeia polipeptídica torna-se mais flexível e agregados micelares são distribuídos ao longo da cadeia desnaturada. Neste contexto, foi verificado que micelas estão presentes em concentrações de 20 mM e que os agregados crescem até 50 mM. Portanto, a saturação definida na literatura em 45 mM está numa região tal que os agregados formados por proteínas e surfatantes apresentam um tamanho constante e que a saturação obtida por condutividade elétrica é a que representa a situação mais apropriada para definir o ponto de saturação.
Finalmente, a reação de hidrólise acompanhada de misturas de BSA e SDS apresentou um comportamento parecido com aquelas misturas formadas por PEO/ SDS. Em princípio, misturas de PEO/SDS poderiam ser usadas como um modelo adequado para complexos proteína/surfatante em reações químicas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/80059
Date January 2001
CreatorsSantos, Sonia de Fatima
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Zanette, Dino
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatxiii, 148 f.| il., grafs., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds