Return to search

FTQL: um modelo para o estudo de organizações, do ponto de vista de controle de acesso, baseado em funções, tarefas e qualificações.

RBAC (Role Based Access Control) é uma tecnologia para controle de acesso que se encontra em plena evolução. Em RBAC, permissões são atribuídas a papéis existentes em uma organização, e usuários recebem essas permissões quando são atribuídos a esses papéis. Qualquer modelo de RBAC possui, na sua essência, quatro componentes: usuários, papéis, permissões e suas relações. Na comunidade de RBAC não existe um consenso sobre o conceito de papel, seja por acadêmicos ou quando adotado em produtos comerciais. Este trabalho consiste no desenvolvimento de uma abordagem para o estudo e compreensão da segurança de sistemas de computação em organizações, tendo como base a pesquisa em RBAC. É apresentada uma abordagem que contempla somente o aspecto de controle de acesso em segurança de sistemas de computação. Foi desenvolvido um modelo de controle de acesso baseado em RBAC denominado FTQL (Funções, Tarefas e Qualificações). O modelo apresenta dois conceitos novos: Tarefas e Qualificações. O conceito de qualificação é adotado para relacionar um usuário a uma função. O mesmo ocorre com o conceito de tarefa que é utilizado para relacionar uma função a uma permissão. Estes conceitos possibilitam o estudo do controle de acesso em organizações sem a necessidade de se definir formalmente o conceito de papéis.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:2465
Date00 December 2001
CreatorsJosé Augusto Peçanha Camilo
ContributorsFelipe Afonso de Almeida
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds