Return to search

MATÉRIA ORGÂNICA E ATRIBUTOS QUÍMICOS EM SOLO DE TABULEIROS COSTEIROS SOB DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:36:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_5255_.pdf: 759125 bytes, checksum: 4561c3eeddc95a3b77ac4771d2fb20ee (MD5)
Previous issue date: 2011-12-19 / RIBEIRO, Paulo Henrique. Matéria orgânica e atributos químicos em solo de Tabuleiros sob diferentes coberturas vegetais. 2011. Dissertação (Mestrado em Ciências Florestais) Universidade Federal do Espírito Santo, Alegre ES. Orientador: Prof. Dr. Renato Ribeiro Passos. Coorientador: Prof. Dr. Felipe Vaz Andrade. Coorientador: Prof. Dr. Hugo Alberto Ruiz.

A substituição da vegetação nativa por cultivos agrícolas e florestais resulta em modificações nos atributos do solo. Neste trabalho objetivou-se avaliar a dinâmica dos atributos de um Latossolo Amarelo em diferentes coberturas vegetais nos Tabuleiros Costeiros. As amostras de solo foram coletadas nas profundidades de 0-10, 10-20 e 20-40 cm em junho de 2011, em Sooretama, ES, considerando quatro coberturas vegetais: mata nativa, café conilon em monocultivo, café conilon em consórcio com cedro e cacau em consórcio com cedro. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado em parcelas subdivididas com três repetições. Foram avaliados os seguintes atributos do solo: pH em água; fósforo disponível; potássio, cálcio e magnésio trocáveis; alumínio trocável; acidez potencial; soma de bases; capacidade de troca de cátions efetiva e potencial; saturação por bases e por alumínio; carbono orgânico total (COT); nitrogênio total (NT); carbono orgânico solúvel em água (CSA); relações COT/NT e COT/CSA; matéria orgânica leve; e estoques de COT e NT. Avaliou-se também a serapilheira, e com base na produção de matéria seca e nos teores de nutrientes da mesma, calcularam-se os acúmulos de cada nutriente. Os resultados obtidos foram submetidos à análise da variância e os contrastes comparadas pelo teste F a 1, 5 e a 20 % de probabilidade. Os resultados experimentais mostraram que os sistemas de uso e manejo comportaram-se de forma diferenciada para determinados atributos do solo. A mata foi a cobertura que mais favoreceu o estoque de carbono e nitrogênio no sistema, demonstrado pelos maiores teores de COT e NT, carbono solúvel em água, matéria orgânica leve e acúmulo de serapilheira. Os cultivos agrícolas demonstraram potencial de estocar carbono e nitrogênio no solo. As condições químicas do solo mais adequadas para o desenvolvimento de plantas foram encontradas no solo sob cafeeiro em monocultivo. A elevada acidez, altos níveis de alumínio e baixa disponibilidade de nutrientes no solo sob mata refletiram sua condição natural. Os consórcios agroflorestais apresentaram condição similar para a fertilidade do solo. No entanto, diferenciaram quanto ao acúmulo de serapilheira e nutrientes na serapilheira.


Palavras-chave: estoque de carbono, fertilidade do solo, café conilon, consórcio agroflorestal

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/4980
Date19 December 2011
CreatorsRIBEIRO, P. H.
ContributorsANDRADE, F. V., RUIZ, H. A., RANGEL, O. J. P., BURAK, D. L., CECILIO, R. A., POELKING, E. L., PASSOS, R. R.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0014 seconds