Return to search

Estudo dos efeitos da adiÃÃo de TiO2 E V2O5 nas propriedades dielÃtricas da matriz cerÃmica Na2Nb4O11 (NN00) e suas aplicaÃÃes em ressoadores dielÃtricos / Study of the effect of the addition of TiO2 AND V2O5 in the dielectric properties of ceramic matrix NA2NB4O11 (NN00) and its applications in dielectric resonators.

Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico / Neste trabalho, foram investigadas as propriedades estruturais e dielÃtricas da fase monoclÃnica da cerÃmica ferroelÃtrica Na2Nb4O11 com adiÃÃo de diÃxido de titÃnio (TiO2) e PentÃxido de vanÃdio (V2O5) nas proporÃÃes de 2, 5 e 10% em massa. Os pÃs Na2Nb4O11 foram produzidos pelo mÃtodo convencional de reaÃÃo em estado sÃlido. ApÃs a calcinaÃÃo, as amostras foram prensadas na forma de pastilhas cilÃndricas e, em seguida, sinterizadas. O estudo da estrutura e da composiÃÃo das amostras foi feito atravÃs de difraÃÃo de raios-X e Refinamento Rieteveld e um estudo da morfologia foi realizado atravÃs de Microscopia EletrÃnica de Varredura. As medidas de densidade foram obtidas atravÃs da picnometria. A caracterizaÃÃo dielÃtrica foi realizada na faixa de radiofrequÃncias e de micro-ondas. Em ambos os casos, foram realizados um estudo das propriedades em relaÃÃo à variaÃÃo da temperatura para possÃvel aplicaÃÃo em dispositivos que atuam em RadiofrequÃncia e Microondas. O objetivo principal desse trabalho foi obter ressoadores dielÃtricos cerÃmicos com permissividade dielÃtrica alta, baixas perdas dielÃtricas e estabilidade tÃrmica, pois essas propriedades sÃo necessÃrias para as aplicaÃÃes em filtros e antenas dielÃtricas. Nas medidas realizadas em temperatura ambiente de 25ÂC obtivemos um alto valor da permissividade dielÃtrica (εâr = 129.29 ) com o NN2V ( 2% de V2O5) e um valor da tangente de perda, relativamente baixo ( tanδ = 3.25x10-2 ) em 1 MHz. Na temperatura de 400ÂC e numa frequÃncia fixa de 1 MHz, foi obtido um alto valor da permissividade dielÃtrica com εâr= 358.23 e um valor de perda dielÃtrica em torno de 3,49 x10-1 para amostra NN2Ti. A medida do coeficiente de temperatura da frequÃncia de ressonÃncia (τf) mostrou a possibilidade de atingir a estabilidade tÃrmica (τf = 0) com o aumento do nÃvel de adiÃÃo de V2O5. Para a amostra NN00, obtivemos um τf= -3378,42 ppm/ÂC. Com a adiÃÃo do V2O5, este valor vai se aproximando do zero e atinge τf = -1348,618ppm/ÂC para o NN10V. As medidas na faixa de micro-ondas foram obtidas utilizando-se o mÃtodo Hakki-Coleman. Uma simulaÃÃo numÃrica foi realizada com cada amostra, verificando-se a reciprocidade com os dados experimentais. Neste estudo obtivemos uma cerÃmica NN10V, Ãtil para a aplicaÃÃo em dispositivos de antenas omnidirecionais de baixo ganho.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:7906
Date12 February 2014
CreatorsMairton Cavalcante Romeu
ContributorsAntÃnio SÃrgio Bezerra Sombra, JoÃo CÃsar Moura Mota, JoÃo Batista Rosa Silva, Celso Pinto de Melo, Antonio Azevedo da Costa
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Engenharia de TeleinformÃtica, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds