Return to search

Ambiente de trabalho colaborativo para o teletrabalho utilizando ferramentas freeware

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T23:49:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1
190596.pdf: 2479953 bytes, checksum: 12a32d76426c3a7d15b4bf4d099467c4 (MD5) / Devido aos avanços das novas tecnologias e meios de comunicação muitas empresas estão adotando uma nova modalidade de trabalho: o Teletrabalho, também chamado trabalho a distância.
O Teletrabalho é uma forma de trabalho descentralizada. Requer ferramentas colaborativas para que os trabalhadores, que se encontram geograficamente distribuídos, possam comunicar-se, trabalhar em grupo e possam compartilhar informação. Não só é preciso uma boa comunicação entre os teletrabalhadores como também é muito importante a participação e presença do telegerente ou líder do grupo. O monitoramento dos teletrabalhadores e o acompanhamento dos projetos são fundamentais para um bom desempenho das atividades da empresa.
O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Teletrabalho, sobre as interações e comunicação entre os integrantes da equipe e também mostra um levantamento de ferramentas colaborativas úteis para o Teletrabalho. Também especifica um ambiente de trabalho colaborativo onde os teletrabalhadores possam cooperar, colaborar, compartilhar idéias, realizar reuniões virtuais e para que o telegerente possa gerenciar e monitorar os projetos, ou seja, o ambiente não só abarca a interação entre os colaboradores mas também o vínculo entre o telegerente e a equipe. A vantagem deste ambiente colaborativo é a utilização de ferramentas freeware o que representa uma grande economia para as empresas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83417
Date January 2002
CreatorsClementino, Nancy Viviana
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Specialski, Elizabeth Sueli
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatix, 104 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.002 seconds