Return to search

A comunicação visual da marca no ponto-de-venda e sua influência na formação de atitude do consumidor

Made available in DSpace on 2015-02-04T21:38:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1
Maria Bernardete Sarmento.pdf: 2349412 bytes, checksum: d1e7aecd8b26777755f7bc666f70e516 (MD5)
Previous issue date: 2008-06-03 / A comunicação visual como ferramenta da comunicação de marketing exerce um importante papel na visibilidade da marca no ponto-de-venda, principalmente, porque hoje, considera-se que, diante da gôndola ocorre, na maioria das vezes, a escolha da marca. As marcas representam o diferencial do produto e a imagem da empresa. No momento da decisão de compra do consumidor, a marca precisa se diferenciar da concorrência. O ponto-de-venda torna-se o meio da marca estabelecer vínculos com o consumidor, comunicar seus benefícios e oferecer segurança na escolha. Dessa forma, o contato visual da marca com o consumidor no ponto-de-venda poderá representar um estímulo capaz de conduzi-lo a mudança de marca. Esta pesquisa apresenta a comunicação visual da marca no ponto-de-venda como uma estratégia da gestão de marcas para influenciar as atitudes do consumidor, representadas pelos componentes cognitivo, afetivo e conativo.
Para o alcance do objetivo proposto desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratório, qualitativa, estruturada em duas fases: a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica possibilitou um amplo levantamento, a revisão e a compreensão dos termos: marca, atitude e comunicação visual. A pesquisa de campo utilizou a técnica de coleta de dados por meio de grupos de foco sendo importante, pois possibilitou a observação da reação dos participantes às diversas questões lançadas na discussão do grupo e abriu campo para novas idéias e comentários.
Os resultados alcançados por esta pesquisa conduzem a considerações sobre embalagens como um elemento visual capaz de influenciar as sensações do consumidor e se estão danificadas podem causar descrédito à marca, o brinde é capaz de influenciar o componente afetivo, pois as mães gostam de agradar os filhos, folhetos de promoções influenciam o componente cognitivo da atitude ao auxiliarem na escolha da marca com o melhor preço em relação ao orçamento do consumidor.
Ao considerar a comunicação visual da marca e suas conseqüências na formação de atitudes do consumidor no momento da decisão de compra, procurou-se abordar este fenômeno nos fatos e ações diários de mulheres que possuem uma rotina de compras em supermercados e que, nos quais as marcas alcançam um papel fundamental e força simbólica.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:biblioteca.unisantos.br:tede/443
Date03 June 2008
CreatorsSarmento, Maria Bernardete Caetano de Paiva
ContributorsSerralvo, Francisco Antonio
PublisherUniversidade Católica de Santos, Mestrado em Gestão de Negócios, Católica de Santos, BR, Organização e gestão
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS, instname:Universidade Católica de Santos, instacron:UNISANTOS
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.024 seconds