Return to search

LÓGICA FUZZY NA DETERMINAÇÃO DE FRAGMENTOS FLORESTAIS PARA COLETA DE SEMENTES

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:56:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10575_TESE - TELMA MACHADO DE O PELUZIO20170427-100034.pdf: 4653580 bytes, checksum: b48472a2c74f493bb4224d6392b8df73 (MD5)
Previous issue date: 2017-02-17 / A floresta tropical brasileira encontra-se fragmentada em decorrência da grande exploração no processo de colonização do país. Para manutenção e proteção dos diferentes ecossistemas foram adotados uma série de instrumentos legais, que quando associados ao ferramental tecnológico e matemático, em especial a lógica Fuzzy, possibilita a adoção de critérios mais próximos do pensamento humano. No presente trabalho, objetivou-se selecionar fragmentos florestais potenciais com maior grau de conservação para a coleta de sementes que atendam as exigências legais, por meio da utilização e associação da ecologia da paisagem à lógica Fuzzy. O estudo foi realizado na bacia hidrográfica do rio Itapemirim no estado do Espírito Santo, por meio das seguintes etapas: obtenção da imagem de satélite Landsat 8; fotointerpretação e classificação dos fragmentos florestais por classe de tamanho em que: A menor que 5 ha, B entre 5,1 e 50 ha, C entre 50,1 e 300 ha, e D maior que 300 ha; avaliação da dinâmica dos índices de métricas da paisagem de área, densidade e tamanho, forma, borda, área central e proximidade; aplicação da lógica Fuzzy e as suas respectivas funções de pertinência Small e Large, e a função de sobreposição Gamma; seleção de fragmentos florestais potenciais com maior grau de conservação das sementes para coleta e; avaliação da estrutura, riqueza florística, diversidade de Shannon Wiener, equabilidade de Pielou, dissimilaridade de Bray-Curtis, qualidade e sanidade do fuste conforme norma da Sociedade Florestal Brasileira e o índice de Payandeh para avaliar o padrão de distribuição espacial entre fragmentos florestais classificados como alto e baixo potencial para coleta de sementes. Foram determinados 7.515 fragmentos florestais, ocupando 19,21% da área de estudo. A classe de tamanho A possui menor área territorial, maior número de fragmentos e risco de extinção devido ao aumento da borda. A classe D possui menor número de fragmentos, maior área e melhor condição para a coleta de sementes, mesmo com o aumento da borda. Foram selecionados dois fragmentos classificados, respectivamente, como de alto (Fragmento 1) e baixo (Fragmento 2)
potencial para coleta de sementes florestais. No fragmento 1 foram amostrados 1.670 indivíduos, correspondendo a 172 espécies, 103 gêneros e 40 famílias botânicas. No fragmento 2 amostraram-se 1.526 indivíduos, 135 espécies, 92 gêneros e 40 famílias botânicas. O fragmento 1 apresentou menor valor para os índices de diversidade de Shannon-Wiener, Pielou e Jackknife; maior área basal e número de indivíduos por hectare, melhor qualidade e sanidade do fuste entre os indivíduos arbóreos e melhor distribuição espacial que o fragmento 2. A análise dos dados de campo permite confirmar que a lógica Fuzzy foi eficaz na determinação de fragmentos potenciais para coleta de sementes florestais com maior grau de conservação, baseada na determinação da riqueza dos fragmentos. O fragmento 1 possui maior riqueza, maior área basal, menor diversidade, melhor qualidade e sanidade do fuste, e melhor distribuição espacial que o fragmento 2. A metodologia pode ser adaptada para outras zonas e diferentes biomas do planeta.
Palavra-chave: Áreas degradadas, Conservação da natureza, Geotecnologia ambiental, Floresta Atlântica, Sistemas de Informações Geográficas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7705
Date17 February 2017
CreatorsPELUZIO, T. M. O.
ContributorsFIEDLER, N. C., KUNZ, S. H., ABREU, K. M. P., SIMAO, J. B. P., SANTOS, A. R.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Doutorado em Ciências Florestais, Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0055 seconds