Return to search

Educação empreendedora e pedagogia da alternância na perspectiva do desenvolvimento local sustentável: a experiência de jovens da Casa Familiar Rural (CFR)

O ensino tradicional praticado atualmente nas escolas no meio rural apresenta falhas de concepção, uma vez que não oferece em sua maioria um currículo diferenciado e que leve em consideração as particularidades do seu meio e as características sociais, ambientais e culturais do homem do campo. A educação praticada no meio rural foi uma adaptação da educação praticada nas escolas urbanas. Educação esta, que não visa aumentar o nível de escolaridade das pessoas residentes no meio rural, nem tampouco, desenvolver um ensino voltado à promoção da melhoria de condições de vida desses agricultores e suas famílias. Em decorrência desse fato, uma grande parte dos jovens nas zonas rurais está deixando suas famílias e propriedades, migrando para os centros urbanos em busca de instrução e profissionalização que não são oportunizados em suas comunidades de origem. Embora se saiba que as deficiências da educação não são as responsáveis únicas pelos problemas apontados, poderia contribuir para minimizá-los e colaborar para melhorar a qualidade de vida no campo. Diante desse contexto, surge a necessidade de estudar modelos educacionais alternativos que considerem as peculiaridades regionais e valorizem o modo de vida de homens e mulheres do campo. A Pedagogia da Alternância emerge como uma possibilidade, através de uma educação integral voltada para o desenvolvimento sustentável agrário, contribuindo para diminuir o fluxo migratório dos jovens do meio rural para o meio urbano. Diante desse contexto, o objetivo central desta pesquisa, é avaliar a Pedagogia da Alternância como prática educativa e empreendedora, analisando os resultados da formação em alternância na vida de jovens de uma Casa Familiar Rural e identificando suas principais contribuições para o processo de desenvolvimento local sustentável. Após pesquisa, concluímos que a Pedagogia da Alternância adotada na Casa Familiar Rural de Três Vendas – Catuípe/RS tem contribuído para a melhoria da qualidade de vida dos jovens, suas famílias e as comunidades onde os mesmos estão inseridos, além de elevar a autoestima destes em relação à sua profissão de agricultores e colaborar com a possibilidade da permanência no campo e a continuidade dos seus estudos, diminuindo, com isso, o êxodo rural e o alto índice de analfabetismo no meio rural. / 224 f.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5663
Date07 February 2019
CreatorsSantos, Sandra Puhl dos
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext/plain, application/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UNIJUI, instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, instacron:UNIJUI
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0023 seconds