Return to search

Cartografias da Ãgua: territorialidade, polÃticas e usos da Ãgua doce em Fortaleza (8156-1926) / Territorialities, policies and uses of Fresh water in Fortaleza - CE (1856 - 1926)

FundaÃÃo Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Cientifico e TecnolÃgico / Investigamos como os moradores de Fortaleza se relacionavam com os âcaminhos da Ãguaâ na cidade. Atentando para as diferentes construÃÃes dos espaÃos e usos da Ãgua doce, elaboramos uma reflexÃo em que a existÃncia de riachos, aÃudes, lagoas, olhos dâÃgua, poÃos e cacimbas estava ligada aos gestos e sentimentos de indivÃduos que praticaram â e assim instituÃram â esses espaÃos. Livros de reminiscÃncias, romances, crÃnicas, periÃdicos, plantas cartogrÃficas, relatÃrios oficiais, cartas e censos demogrÃficos foram utilizados para compreender os sentidos atribuÃdos à Ãgua e Ãs aguadas. Tomou-se como balizas temporais o perÃodo compreendido entre a contrataÃÃo do engenheiro Adolpho Herbster (1856) â marco para as obras pÃblicas na cidade â e a inauguraÃÃo do sistema de abastecimento de Ãgua encanada do AÃude Acarape do Meio (1926) â por proporcionar um fornecimento de Ãgua que, mesmo nÃo contemplando a maioria da populaÃÃo, oportunizou uma nova relaÃÃo com o lÃquido.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:www.teses.ufc.br:10001
Date28 August 2015
CreatorsEmy FalcÃo Maia Neto
ContributorsKÃnia Sousa Rios, EurÃpedes AntÃnio Funes, Antonio Luiz MacÃdo e Silva Filho, Raimundo Pereira Alencar Arrais, Janes Jorge
PublisherUniversidade Federal do CearÃ, Programa de PÃs-GraduaÃÃo em Historia, UFC, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC, instname:Universidade Federal do Ceará, instacron:UFC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds