Return to search

QUID, QUIS ET QUALIS EST?: O SOCRATISMO CRISTÃO NA OBRA DECONSIDERATIONE (1149-1152) DE SÃO BERNARDO DE CLARAVAL (1090-1153)

Made available in DSpace on 2016-08-29T15:08:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_8772_Dissertação Leticia Fantin Vescovi.pdf: 1456852 bytes, checksum: cda1d2a2d1c649f83278d0751f4ebd2c (MD5)
Previous issue date: 2015-04-29 / Não à toa o século XII é considerado o século de São Bernardo: enquanto fora abade de Claraval, não houve na Igreja cisma ou disputa teológica-filosófica nos quais sua influência não tivesse sido crucial. Em sua última obra, De Consideratione (1152), a admoestação que dirige a seu confrade e ex-discípulo Pier Bernardo Pignatelli, eleito Papa Eugênio III (1145-1153), figura nessa perspectiva como alerta sobre o cuidado com a vida transcendental, dada a magnitude de seu cargo. Com os quatro objetos da consideração, te, quae sub te, quae circa te, quae supra te expostos, São Bernardo ratifica seu objetivo de refletir sobre os aspectos da pessoa de Eugênio também em três perguntas: quid, quis et qualis est?. Não obstante São Bernardo ser reconhecido comumente entre os estudiosos como um radical antidialético, em virtude da querela entre dialéticos e antidialéticos do século XII, os recursos filosóficos que utiliza no De Consideratione, e que já havia sinalizado em outras obras, nos dão ensejo para compreender sua aproximação com a Filosofia sob uma perspectiva muito mais positiva. Essa mudança, afinal, culmina no De Consideratione em reflexões de caráter filosófico socrático-cristão sobre a necessidade que tem o homem de conhecer-se a si mesmo. Isso posto, objetivamos, nesse trabalho analisar o nosce teipsum (conhece-te a ti mesmo) socrático de São Bernardo de Claraval que, perpassando toda a obra, acompanha também suas considerações sobre o mundo e Deus.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/3681
Date29 April 2015
CreatorsMOREIRA, L. V. V. C. B.
ContributorsB. Botter, RASCHIETTI, M., SANTOS, J. A. S., COSTA, Ricardo da
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Filosofia, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0027 seconds