Return to search

Experiências do pensar numa escola pública municipal de Cariacica, ES: invenções e resistências nas práticas de filosofia e ciências sociais no ensino fundamental.

Made available in DSpace on 2018-08-01T23:28:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_11932_65 - Olímpio.pdf: 3113307 bytes, checksum: edbfc7bf81fd5a83ef1a402706815f18 (MD5)
Previous issue date: 2018-02-26 / Esta dissertação objetiva cartografar práticas do ensino de filosofia numa escola pública da Rede de Ensino Fundamental do Município de Cariacica, ES, tomando-as como potências inventivas e de resistência da experiência do pensar. Persegue como objetivo geral: inventar caminhos com/no cotidiano de uma escola pública da Educação Cidadã, a EMEF Amenophis de Assis, pelos quais a filosofia, com a experiência do pensar, possa desenvolver aulas inventivas e de resistência, a partir das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais no ensino fundamental. Como objetivos específicos, delineia: a) Investigar o conceito de experiência do pensar e de Educação Cidadã nos documentos das Práticas de Filosofia e Ciências Sociais no Município de Cariacica/ES; b) Investigar composições possíveis com/no cotidiano escolar na perspectiva da experiência do pensar; c) Propor a experiência do pensar como possibilidade de abertura para novas perspectivas das Práticas de Ciências Sociais no ensino fundamental municipal. Toma como referencial teórico-metodológico a cartografia deleuziana, de abordagem qualitativa, fazendo uso de pesquisa de campo mediante experiências coletivas do pensar com grupos de alunos, professores e famílias. Destaca o acompanhamento de processos que se fazem a partir das interações, agenciamentos, acontecimentos e afetos, que se constituem com/no território escolar, em meio à criação de atividades potentes para experienciar o pensar, em que se entende o âmbito do debate, com a criação de perguntas, a chave central dessa experiência e capaz de levar o professor de filosofia considerar a igualdade das inteligências. Os resultados encontrados apontam que a experiência do pensar pode contribuir na criação de práticas filosóficas inventivas e de resistência (menores) no território da Educação Cidadã (maior).

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/8404
Date26 February 2018
CreatorsGAVI, O. M.
ContributorsSILVA, S. K., OLIVEIRA, U. J., PAIVA, J. M.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Ensino na Educação Básica, Programa de Pós-Graduação em Ensino na Educação Básica, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0033 seconds