Return to search

Modelos de equação e tabelas para avaliar o peso de casca de acácia negra, Accacia mearneii de Wild

O presente trabalho de pesquisa tem como principais objetivos desenvolver modelos de regressão aritmético e logarítmico para avaliar o peso de casca verde e seca de acácia negra. Estabeleceu-se um peso para a ponderação das equações aritméticas, quando a heterogeneidade de variância estava presente nos dados. Foram utilizadas 750 arvores de' acácia negra, com ida de variando de 3,5 â 7,5 anos, provenientes dos Municípios de General Câmara e Triunfo, de povoamentos de propriedade da TANAC S.A. de Montenegro, no Estado do Rio Grande do Sul. Os modelos de equações encontradas através do procedimento "Forward" de seleção, para avaliar o peso de casca em acácia negra, foram os seguintes:
(vide summarium)
Os melhores resultados foram obtidos com o peso W = 1/dh2 utilizado para a ponderação das equações aritméticas . Os critérios adotados para a seleção das equações para a construção das tabelas de peso foram: coeficiente de determinação, erro padrão da estimativa, distribuição uniforme dos resíduos, índice de Furnival. Adicionalmente, foram testados para as equações selecionadas as condicionantes básicas da regressão, como um critério para verificar a homogeneidade de variância, normalidade e indenpendência.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace.c3sl.ufpr.br:1884/25231
Date18 June 2013
CreatorsSchneider, Paulo Renato, 1948-
ContributorsUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciencias Agrárias. Programa de Pós-Graduaçao em Engenharia Florestal, Hosokawa, R. T. (Roberto Tuyoshi), 1945-
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFPR, instname:Universidade Federal do Paraná, instacron:UFPR
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds