Return to search

A empregabilidade dos pilotos de avião

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. / Made available in DSpace on 2012-10-19T04:38:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1
185507.pdf: 334253 bytes, checksum: c5ac976cf8ea7137df81c33312683e69 (MD5) / O modelo sócio-econômico que ora se apresenta, configura-se pela instabilidade da economia, com constantes incertezas, quebra de barreiras comerciais, busca da eficiência extrema, abertura de mercados, trabalho informal, diminuição do emprego dentro de um contexto globalizado. Esta situação configurada é altamente mutável e flexível, devido a velocidade com que se processam as mudanças, causando no indivíduo tensões quanto a capacidade de gerir seu próprio destino e garantir sua sobrevivência. Acompanhar as mudanças, preparando-se para os novos cenários que constantemente se apresentam, deve ser um desafio diário ao indivíduo.
Neste contexto, a busca da empregabilidade deve ser uma ação diária, cultivando uma atitude pró-ativa com vistas ao desenvolvimento de novas habilidades, competências e atitudes que o tornam capaz de gerir seu destino provendo-lhe os meios necessários para a sobrevivência.
A empregabilidade permeia este trabalho, e para gerar subsídios ao analisar o caso da Associação de Pilotos da Varig - APVAR, fez-se primeiramente uma explanação histórica do emprego e trabalho, dos variados modelos de homem, da organização burocrática, das formas de poder, das características do empreendedor, da natureza e importância do trabalho do piloto e do próprio conceito de empregabilidade.
No trabalho de campo, observou-se quais competências, atitudes e habilidades devem ser consideradas por este público específico, a fim de que ele possa alertar-se quanto as mudanças que ocorrem dentro e fora de sua esfera de trabalho.
Embora o setor aeronáutico não fique a margem das mudanças, o trabalho mostra que existem variáveis que estão cristalizadas no contexto da profissão, como é o caso da estabilidade, que se sofrer modificação pode causar desequilíbrio de ordem funcional no desenvolvimento das atividades dos pilotos, muito embora este quesito não exima-os de desenvolver-se constantemente, para que efetivamente sejam capazes de gerir seu destino profissional.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/81492
Date January 2001
CreatorsPezzi, Marcelo Rodrigo
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Barcia, Ricardo Miranda
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format224 f.| il., tabs.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0017 seconds