Return to search

Preparação e caracterização de hidrogel com nanopartícula de cério, calendula officinalis e bixa orellana L. como potenciais curativos de feridas crônicas.

Made available in DSpace on 2018-08-01T22:57:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_10989_Dissertação Final de Mestrado - Talita C.omibi Rezende - Pós Eng. Quimica - PDF.pdf: 2882093 bytes, checksum: 5765dd66040568450b1991a895a98552 (MD5)
Previous issue date: 2018-02-27 / O desenvolvimento de novas tecnologias e descobrimento de novos ativos tem proporcionado um grande avanço no tratamento de feridas, melhorando a qualidade de vida dos pacientes. Assim, em todo o mundo tem-se observado um crescente interesse no uso do hidrogel para aplicações como curativos de ferimentos, uma vez que favorecem o alivio da dor. Além disso, os hidrogéis também podem ser aplicados como matrizes para sistema de liberação controlada de princípios ativos. O objetivo desse trabalho foi incorporar a nanopartícula de cério, a Calendula officinalis e a Bixa orellana L. como ativos em membranas de hidrogel para avaliar a eficiência na cicatrização. A nanopartícula de cério, a Calendula officinalis e a Bixa orellana L. são ativos que possuem uma excelente ação anti-inflamatória, antioxidante e antibacteriana. Foi realizado o estudo das propriedades mecânicas, físico-quimicas e a biocompatibilidade in vivo das membranas de hidrogel de poli(vinilpirrolidona) (PVP), obtidas por reticulação pela radiação gama. As membranas preparadas neste trabalho foram caracterizadas por intumescimento, fração-gel, ensaio de tração, microscopia eletrônica de varredura, difração de raio-X, microscopia eletrônica de transmissão e microscopia de força atômica. A matriz de hidrogel sintetizada mostrou ser uma ótima base para receber os ativos propostos. O teste in vivo desses hidrogéis mostrou ser promissor para aplicar no processo de cicatrização, depositadas diretamente em superfície lesionadas, sendo que os hidrogéis com Calendula officinalis apresentaram melhor contribuição para redução no tamanho do ferimento.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/7821
Date27 February 2018
CreatorsREZENDE, T. C.
ContributorsCARREIRA, L. G., BRITO, G. A. O., BARANANO, A. G., MORAIS, P. A. B., PINHEIRO, I. R., PINHEIRO, C. J. G.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, MESTRADO EM ENGENHARIA QUÍMICA, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds