Return to search

Gestão estratégica do conhecimento

Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Teconológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção / Made available in DSpace on 2012-10-20T12:54:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1
238891.pdf: 1312020 bytes, checksum: 207dbea9e037677c3fbe2e707baf5630 (MD5) / O presente trabalho evidencia a importância de se estabelecer métricas de desempenho para a implantação de um processo de gestão de conhecimento, de forma que este tenha maior credibilidade e eficiência junto à organização, e para que se possa de forma contínua e gradativa adequá-lo a realidade da empresa buscando o melhor desempenho possível ao longo do processo, podendo ser adaptado as constantes mudanças inerentes ao dia-a-dia das organizações.
Com base neste objetivo, este trabalho propõe a integração entre o Balanced Scorecard (BSC) e práticas de gestão do conhecimento que considere os objetivos da empresa e que possa ser aplicado no cenário nacional composto na sua grande maioria por micro e pequenas empresas.
O BSC é uma metodologia que vem sendo bastante utilizada pelas grandes empresas como ferramenta para medição do desempenho organizacional. Esta abordagem possibilita o desenvolvimento de um conjunto equilibrado de indicadores distribuídos em quatro perspectivas básicas baseadas na estratégia definida para a companhia.
A proposta final do trabalho é uma metodologia para a implantação de um programa de gestão do conhecimento integrado ao BSC que seja viável para as micro e pequenas empresas, que possa ser mensurável e que esteja alinhado aos objetivos da empresa, contribuindo para o seu desenvolvimento, adaptação e inovação frente ao mercado atual.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:repositorio.ufsc.br:123456789/84831
Date January 2003
CreatorsNeves, Cloves das
ContributorsUniversidade Federal de Santa Catarina, Rodrigues, Alejandro Martins
PublisherFlorianópolis, SC
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Format117 f.| il.
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFSC, instname:Universidade Federal de Santa Catarina, instacron:UFSC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0015 seconds