Return to search

PUBLICAÇÕES ARTÍSTICAS: uma reflexão sobre publicações como arte pública em Vitória

Made available in DSpace on 2016-08-26T15:19:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1
tese_9026____JULIANA COLLI DISSERTACAO_FINAL_COM_FICHA_CATALOGRAFICA.pdf: 30076520 bytes, checksum: eb10189127ba28bb97a91c006205770d (MD5)
Previous issue date: 2015-07-03 / Este trabalho pretende refletir sobre as publicações que se configuram como
espaço expositivo e público no campo da arte, com base em uma investigação de propostas artísticas que lidam com a veiculação da linguagem escrita no contexto da arte na cidade de Vitória Espírito Santo entre as décadas de 1970 e 2010. Se a década 1960 é marcada por grandes transformações no campo da arte e no estatuto do objeto artístico, a partir desse período torna-se característica da prática artística contemporânea a participação do artista no debate crítico, onde se dá o deslocamento de seu discurso para o interior da poética do trabalho como parte constitutiva da materialidade da proposta artística. Nossa hipótese se fundamenta, portanto, no argumento de que a produção artística em Vitória, durante esse período entre 1970 e 2010, gerou trabalhos que problematizam seu modo de exposição e circulação, através da utilização da escrita em publicações consideradas como arte. Para tanto, investigamos as relações entre texto e trabalho de arte, sob a perspectiva das manifestações que utilizam a escrita, considerando especificamente as influências de práticas conceituais tanto no contexto brasileiro quanto na
produção global. Analisamos ainda o campo da arte como campo discursivo que se configura como um espaço público de debates e reflexões, onde a própria noção de público é constantemente discutida. Por fim, buscamos propostas de artistas atuantes no contexto de Vitória, a partir de 1970, que investem nas relações da arte com a linguagem escrita apresentadas em publicações com múltiplos exemplares. Como resultado, apresentamos e analisamos algumas dessas propostas, considerando como funcionam nos moldes de um site de arte. Enquadrar essas práticas como publicações artísticas permite revê-las sob nova perspectiva, estabelecendo relações com a história e a crítica de arte, e principalmente, pensar a arte e o lugar do artista em outras concepções e territorialidades, para além dos paradigmas impostos pela história hegemônica, o mercado e os modelos tradicionais de exposição da arte como em galerias e museus.

Palavras-chave: publicações artísticas, texto e arte, arte em Vitória/ES, arte pública.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:dspace2.ufes.br:10/2134
Date03 July 2015
CreatorsTONINI, J. C.
ContributorsCAMARA, R. J., LOPES, A. S., RIBEIRO, G. B.
PublisherUniversidade Federal do Espírito Santo, Mestrado em Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes, UFES, BR
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formattext
Sourcereponame:Repositório Institucional da UFES, instname:Universidade Federal do Espírito Santo, instacron:UFES
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds