Return to search

Estudo experimental da expansão de vapor gerado pelo bombardeamento de um alvo sólido de urânio metálico por canhão de elétrons.

No processo atômico de separação isotópica via laseres, o vapor de urânio metálico é gerado pelo aquecimento de um alvo sólido por um feixe de elétrons e iluminado por feixes de laseres, de modo a promover a ionização seletiva do 235U. Posteriormente, estes íons são coletados usando-se um campo eletrostático. O objetivo desta dissertação de Mestrado é o estudo experimental dos processos de geração e expansão do vapor de urânio, visando ajudar a tornar mais eficiente o processo de separação isotópica. Evaporou-se urânio metálico e medidas de fluxos de vapor foram realizadas em função da temperatura da superfície emissora e do ângulo normal a esta superfície. Através de três diferentes técnicas (transmitância de luz, balança analítica e espectroscopia alfa), analisou-se a massa depositada nos coletores. Os resultados obtidos foram ajustados segundo uma função de distribuição e comparados a valores teoricamente previstos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:1371
Date00 December 1997
CreatorsGetúlio de Vasconcelos
ContributorsNicolau André Silveira Rodrigues, Álvaro José Damião
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0022 seconds