Return to search

Solução do problema de transporte de derivados de petróleo em oleodutos através de um modelo de satisfação de restrições distribuído com otimização.

O Problema de Transporte de Derivados de Petróleo em Oleodutos consiste em determinar como operar uma rede de oleodutos, atendendo às demandas dos mercados locais, levando em conta o plano de produção dentro de um horizonte temporal pré-estabelecido, satisfazendo restrições operacionais e minimizando os custos de transporte nos oleodutos. A realidade atual vivida pela indústria do petróleo no Brasil aponta para uma tendência de independência crescente entre os envolvidos com a distribuição dutoviária. Este novo cenário exigirá maior segurança e privacidade da informação trocada entre os participantes, impossibilitando um processo de solução centralizado como o atual. Este trabalho mostra a adequação de modelar este problema como um DCOP (Problema de Satisfação de Restrições Distribuído com Otimização), onde as variáveis e restrições são distribuídas entre múltiplos agentes autônomos, que representam diferentes terminais e refinarias, de forma a manter a privacidade das informações associadas a cada um deles. Para a solução deste DCOP é utilizado o algoritmo Adopt (Assíncrono Distribuído com Otimização), que foi adaptado para o problema de oleodutos e comparado com o algoritmo SBB (Branch-and-Bound Sincronizado), um algoritmo reconhecidamente completo para DCOP. Esta avaliação de desempenho é realizada utilizando tanto a métrica tradicional de Número de Ciclos, quanto a métrica de Custo Cumulativo, que é uma alternativa para algoritmos distribuídos genéricos, e considera diferentes heurísticas para Adopt e SBB. Além disso, uma técnica de pré-processamento foi desenvolvida para melhorar a eficiência do Adopt. Tal como no trabalho original do Adopt, os resultados experimentais confirmam sua superioridade sobre o SBB também para este tipo de problema, e indicam as heurísticas mais adequadas.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:255
Date17 March 2006
CreatorsFernando José de Moura Marcellino
ContributorsNizam Omar
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0021 seconds