Return to search

Proposta de um modelo microeconômico para simulação computacional e auxílio às decisões estratégicas de reinvestimentos em marketing e inovação tecnológica.

Competição é sempre um fator crítico a ser considerado por todos os membros do mercado global. Este ambiente econômico turbulento tem forçado as empresas a encontrar uma nova estratégia de negócios. As empresas precisam estar atentas aos competidores emergentes e aos já existentes em todo o mundo para manter e preservar a sua vantagem competitiva. A competição de hoje depende da produtividade e da maneira como as empresas competem. Este é um desafio aos gerentes de produção para enfrentarem esta condição econômica difícil. A tarefa chave é determinar o lucro econômico máximo para um certo orçamento ou investimento. Os sistemas de produção são extremamente complexos para serem administrados em todos os seus detalhes, desta forma os gerentes podem se utilizar de modelos que os auxiliem. Um modelo fornece uma base conveniente e prática para estudos de ambiente de produção. Este estudo apresenta um modelo dinâmico para simular um processo de produção de uma empresa participante da estrutura de mercado do tipo competição monopolística. Três abordagens são destacadas: (1) diferenciação, (2) reinvestimentos e (3) custo variável em relação ao nível de produção. A diferenciação é a principal característica deste tipo de estrutura de mercado representado por dois fatores: o marketing e a inovação tecnológica. Ambos são introduzidos no sistema na forma de reinvestimentos, calculados por índices sobre o lucro do período anterior. O objetivo do modelo é simular os fenômenos causados pelos fatores de diferenciação, onde pode-se avaliar o impacto da decisão do empreendedor de acordo com o lucro do sistema utilizando um eficiente par de índices de reinvestimentos. Esta apresentação propõe um modelo teórico para mostrar o quão benéfico pode ser uma simulação computacional na orientação de uma tomada de decisão ótima dentro das organizações e também em estudos econômicos.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:361
Date22 December 2006
CreatorsLuiza Saito
ContributorsTakashi Yoneyama, Arnoldo Souza Cabral
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0033 seconds