Return to search

Aplicação de análises multivariadas em meta-raciocínio bayesiano: uma abordagem para sistemas especialistas de tempo-real.

Redes Bayesianas (RB) oferecem um método prático para o tratamento de incertezas em sistemas especialistas probabilísticos. Considerando que os problemas de atualização de crença e revisão crença em redes multiplamente conectadas são NP-Difíceis, alguns pesquisadores aplicaram processos de meta-raciocínio às inferências, para selecionar algoritmos para as tarefas. Quando possível, os métodos exatos devem ser adotados. Caso contrário, os algoritmos aproximados podem ser selecionados. Como a qualidade das inferências aproximadas varia a cada instância, os dados de entrada contêm características que afetam os desempenhos dos algoritmos. O problema de meta-raciocínio investigado está relacionado com a escolha do algoritmo para uma determinada instância de inferência, considerando restrições temporais. Para realizar meta-raciocínio, essa Tese propõe um método de caracterização da RB e associação conjunta dessas características, aplicando análises multivariadas. Os modelos são utilizados para a predição da probabilidade de que um algoritmo exato possa ser adotado em uma instância específica ou para a escolha do algoritmo aproximado com a melhor qualidade dos resultados. Análises experimentais comparam algumas abordagens alternativas, tais como análise de regressão simples, curvas de utilidade e técnicas de aprendizagem de máquina, mostrando resultados superiores quando análises multivariadas são aplicadas no processo de meta-raciocínio.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_ITA:oai:ita.br:598
Date20 October 2008
CreatorsCarlos Eduardo Bognar
ContributorsOsamu Saotome
PublisherInstituto Tecnológico de Aeronáutica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do ITA, instname:Instituto Tecnológico de Aeronáutica, instacron:ITA
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0025 seconds