Return to search

Identificação e Análise de Comportamentos Anômalos

Um processo pode ser monitorado de várias maneiras diferentes. A mais usual é a medição de alguma característica do processo. O acompanhamento desta característica, agora representada através de uma variável de controle, permite a identificação de um comportamento não usual, também dito anômalo.
Existem diversas medidas que podem ser realizadas sobre um fenômeno.Estas medidas podem sofrer alterações durante todo o ciclo de vida do fenômeno. Destas, algumas podem representar o fenômeno em seus vários estados de transição,permitindo assim,que seja possível acompanhar o fenômeno pela monitoração desta medida.Desta forma, se o fenômeno for interpretado como um processo, esta medida pode ser interpretada como um produto deste processo.
Na área de controle estatístico da qualidade há inúmeras ferramentas que permitem o acompanhamento de um processo, em especial de um processo de fabricação.Dentre estas ferramentas há o gráfico de controle que, a partir da interpretação da normalidade de um processo, pode indicar quando um processo torna-se não controlável.
A partir de um gráfico de controle para processos não normais e de lógica fuzzy, foi desenvolvido o Algoritmo de Detecção de Anomalias com Janelas Adaptativas. Esse algoritmo foi aplicado nas áreas de Segurança da Informação e Vazão em uma rede de distribuição.
No primeiro caso foi utilizado na identificação de ataques de negação de serviço.Ataques deste tipo são caracterizados pelo aumento do número de solicitações a um servidor.O intervalo de tempo entre os pacotes foi a variável selecionada para monitorar o processo.
No segundo caso foi utilizado na identificação de vazamentos em redes de distribuição de água.A variável de controle utilizada neste caso foi da vazão obtida em ponto de rede.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:agregador.ibict.br.BDTD_LNCC:oai:lncc.br:91
Date10 August 2009
CreatorsAnderson Fernandes Pereira dos Santos
ContributorsAugusto Cesar Noronha Rodrigues Galeão, Ronaldo Moreira Salles, Antonio José da Silva Neto, Fernando Antonio Gomide Campos Grande, Karla Tereza Figueiredo Leite, Renato Simões
PublisherLaboratório Nacional de Computação Científica
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do LNCC, instname:Laboratório Nacional de Computação Científica, instacron:LNCC
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds