Return to search

O papel da incubadora de empresas percebido pelo empreendedor incubado : um esudo de caso

Made available in DSpace on 2015-02-04T21:38:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1
fernando padilha.pdf: 1007587 bytes, checksum: 5ce6afd51e580ac0506b4d0bdc3ceae8 (MD5)
Previous issue date: 2008-10-31 / Este trabalho analisa o papel da Incubadora de Empresas no fortalecimento do perfil empreendedor, segundo a percepção do empreendedor incubado.
Para tanto realizou-se um estudo com os incubados residentes da Incubadora de Empresas Barão de Mauá - IEBM.
Inicialmente foi avaliado o fortalecimento das características empreendedoras percebido pelos empresários no período de incubação residente, bem como a contribuição das ações da IEBM para o fortalecimento dessas características.
Os dados resultantes da pesquisa permitiram delinear o papel da IEBM através da influencia das ações da incubadora no fortalecimento de características empreendedoras dos empreendedores incubados.
Os resultados indicaram que o papel da incubadora pode adequar-se ao perfil dos incubados, tendo em vista que a percepção de contribuição das ações da incubadora varia com a faixa etária e grau de instrução.
Na IEBM o papel da incubadora é percebido principalmente na contribuição para o fortalecimento das características empreendedoras seguintes: estabelecimento de metas; buscar informações; planejar e monitorar sistemicamente; persuasão e networking. Entretanto, as características de comprometimento e de persistência foram aquelas nas quais os incubados perceberam menos fortalecimento.
Na percepção dos incubados pesquisados, o plano de negócios e relatórios de acompanhamento são as ações da IEBM que mais contribuem para o fortalecimento do perfil empreendedor e, por outro lado, a ação de treinamento em finanças proporcionou a menor contribuição.

Identiferoai:union.ndltd.org:IBICT/oai:biblioteca.unisantos.br:tede/465
Date31 October 2008
CreatorsSantiago, Fernando Padilha
ContributorsJunqueira, Luciano Antonio Prates
PublisherUniversidade Católica de Santos, Mestrado em Gestão de Negócios, Católica de Santos, BR, Organização e gestão
Source SetsIBICT Brazilian ETDs
LanguagePortuguese
Detected LanguagePortuguese
Typeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion, info:eu-repo/semantics/masterThesis
Formatapplication/pdf
Sourcereponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNISANTOS, instname:Universidade Católica de Santos, instacron:UNISANTOS
Rightsinfo:eu-repo/semantics/openAccess

Page generated in 0.0024 seconds